O empresário Tales Pena Machado, importante liderança do setor de rochas ornamentais capixaba, assinou sua filiação ao Partido Progressista (PP) no dia 5 de abril, portanto, um dia antes do prazo permitido para a disputa eleitoral de outubro.
O gesto, longe de ser apenas simbólico, coloca mais lenha na fogueira do processo eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim.
A filiação foi abonada pelos deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, e incentivada pela presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cristhine Samorini. A empresária, que também entrou para as fileiras do PP, participou da reunião em que Tales anunciou sua entrada na legenda, nesta sexta-feira (12).
Cris Samorini é cotada para ser candidata a vice-prefeita de Vitória na chapa do atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
A atitude do empresário, que é presidente do Centro Brasileiro de Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), coloca os dois pés do setor de rochas ornamentais na política cachoeirense. Antes, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, já havia se filiado ao Partido Novo, presidido no município por seu irmão, Liu André.
Questionado pelo PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS sobre uma possível candidatura, Tales argumentou que, no momento, pretende apenas participar do processo político como forma de contribuição para o debate a respeito dos rumos de Cachoeiro, especialmente no tocante ao desenvolvimento econômico e social da cidade. “Essa questão de ser candidato ou não será decidida lá na frente”, pontuou.
Novo
Recentemente, o Novo também recebeu a filiação do vereador Juninho Corrêa, até então forte candidato a prefeito de Cachoeiro. O ato aconteceu na Magban, empresa da família de Tales, mostrando mais uma vez que o PP e o Novo têm andado de mãos dadas no município e dispostos e serem protagonistas nas eleições de outubro.
Em entrevista um site da capital do estado, publicada nesta sexta-feira (12), o deputado Theodorico Ferraço, presidente do PP de Cachoeiro e cogitado para disputar um quinto mandato de prefeito no município, especulou sobre a possibilidade de Tales vir a disputar a eleição deste ano. “O nosso sonho é que ele seja candidato a prefeito. Ele está preparado para concorrer a qualquer cargo”, disse Ferraço.
Tic Tac
As convenções partidárias, com a homologação de candidaturas a vereador, prefeito e vice-prefeito em todas as cidades, precisam ser realizadas pelas Executivas Municipais dos partidos até o dia 5 de agosto. Os registros de candidaturas de todos os partidos precisam ser protocolados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.