O judoca capixaba Marcelo Vicentini, 18 anos, categoria meio-leve 66 quilos, que representa o Paraguai desde 2019, foi vice-campeão, no Campeonato Panamericano e Oceania, em Lima, no último fim de semana. Foi a primeira vez que o Pan aconteceu junto com o Oceânico.
Foram três lutas, nas quartas de final contra o Chile. Na semifinal contra os Estados Unidos e na final contra o México. Em vinte segundos de combate, Marcelo Vicentini venceu o adversário do Chile com uma técnica de estrangulamento. Já seu adversário dos Estados Unidos, aplicou um ippon no golden score. Mas, quando nos últimos quarenta segundos no combate final contra o adversário do México, acabou sendo surpreendido por ippon. Com isso, ficou no 2º lugar do pódio.
Segundo seu técnico, Gabriel Vicentini, foi uma conquista importante. “Já que ele mudou de categoria de peso no fim do ano e essa foi a primeira competição internacional dele na nova categoria e já se sagrou vice-campeão no maior evento do continente. Com esse resultado, ele soma 120 pontos no ranking Mundial Júnior, o que vai ser muito importante para o sorteio no Mundial Júnior. Para Marcelo foi importante para a sua autoestima. Afinal, subir de peso é uma decisão difícil, mas ele tomou a decisão com muita segurança e confiança e o resultado está aí para confirmar que a decisão foi acertada”.
Marcelo Vicentini também recebeu um convite e deve lutar o campeonato argentino dia 7 de maio. Tem uma lista de eventos na Europa nos próximos meses, mas depende da aprovação do governo paraguaio. E também tem o Mundial em agosto, no Equador. Ele segue fazendo três treinos diários, totalizando oito horas por dia. Pela manhã, ele realiza o treino físico, à tarde, treino técnico e a noite, simulação de combates.
“Quero agradecer ao meu Tio Marcelo Visintini, que me ajuda no mapeamento e na montagem das estratégias, as duas Coach mentais, Vó Vera Lúcia Lima de Jesus e Doutora Flavia Lyrio e ao meu pai, que tem sido meu técnico que me apoia e me incentiva na minha trajetória”, conclui o judoca Marcelo Vicentini.
O judoca também está em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. fonte/foto: site eshoje