Hidratação adequada, aplicação de filtro solar, cuidados com maquiagem, glitter, cola para os cílios e um bom skincare após a folia ajudam a manter a pele saudável
Bloco na rua ou baile no salão? Seja qual for a programação no carnaval, o importante é não descuidar da pele. E tudo começa com a ingestão regular de água para hidratar o organismo de dentro para fora. No alto-verão, que coincide com o período da festa mais popular do Brasil, a aplicação de filtros solares é fundamental. Da mesma forma, a qualidade dos produtos de maquiagem e do glitter deve ser observada com atenção. Em casa, já no merecido descanso da folia, o momento é de ainda mais cuidados, com um skincare caprichado para a limpeza profunda e a hidratação da pele.
Carnaval pede cerveja, drinques refrescantes e também muita água. “A quantidade necessária de líquido varia de acordo com o peso corporal e as atividades de cada pessoa. Mas em geral precisamos beber ao menos 2 litros de água por dia”, afirma o dermatologista Dário Rosa. Esta hidratação de dentro para fora, segundo o médico, revitaliza as células e as mucosas. “A ingestão de água é extremamente benéfica, pois livra a pele da aparência de ressecamento e escamação”, diz.
Antes de sair de casa para brincar nos blocos, é importante prevenir a pele contra os nocivos raios UVA e UVB. “A recomendação é para que se aplique o filtro solar com FPS 30 ou mais em todo o corpo pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, repassando a cada 3 horas”, explica Rosa.
Além do rosto, há áreas que se ressentem quando expostas à radiação solar. “Por isso, é necessário aplicar uma camada generosa do filtro nas orelhas, mãos e nos pés, sem esquecer o protetor labial, item de primeira necessidade nos cuidados com a pele”, ressalta o especialista.
Para a dermatologista Anelise Dutra, também é preciso muita atenção com a maquiagem de carnaval. “Dê preferência sempre aos produtos dermatologicamente testados”, recomenda a médica. A data de validade é outro fator a ser observado, especialmente no caso do glitter, que costuma ser usado somente em dias de festa. “Na área dos olhos, deve-se tomar cuidado com colas e cílios postiços, que podem causar irritação”, reforça.
Depois da maratona carnavalesca, com direito a sol, maquiagem e glitter, o momento é de descanso, hidratação, alimentação leve e ainda mais cuidados com a pele. Além do sabonete adequado a cada tipo de pele, os dermatologistas Anelise Dutra e Dário Rosa recomendam loções de limpeza para remover todo e qualquer resíduo. Imediatamente após o banho, deve-se aplicar o hidratante. “Carnaval e atenção à pele é uma possível e desejável combinação, com nota dez no quesito cuidado com a saúde”, finaliza Anelise Dutra.