O Espaço Cultural Casa Roxa anunciou a realização do Festival Cultura Urbana 028, que pretende transformar a Marataízes na capital estadual do hip hop. O evento reunirá, no dia 05 de novembro, diversos eixos do segmento: campeonato open de skate, apresentações de dança, palestras, produção e exposição de graffiti, batalhas de rap e shows musicais. O festival acontecerá na Praça Central da Barra.
O presidente do Casa Roxa, Guilherme Nascimento, promete um encerramento com shows memoráveis. Nomes como os de Felipe Ret, Matuê, Xamâ, Emicida, Criolo, César MC, Negra Li e Djonga estão sendo cogitados para se apresentarem.
O coletivo foi contemplado no Edital de Valorização da Cultura Urbana pela Secretaria Estadual de Cultura, com recursos do Funcultura. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes, através do trabalho conjunto das secretarias de Assistência Social, Esporte e Turismo.
Guilherme afirma que o projeto possui um viés democrático, pois todos os interessados em participar das categorias podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia (20/09/2022) através de link/formulário disponibilizado nas redes sociais do Espaço (https://forms.gle/B7s6oqMBfeB76EsFA).
A seleção será feita por uma comissão que analisará a regionalidade e trajetória artística/esportiva dos inscritos, afim de envolver o máximo possível de municípios. Cada selecionado receberá a ajuda de custo no valor de R$100,00. Toda a estrutura, logística, alimentação, publicidade e alojamento será de responsabilidade da organização. O resultado será divulgado dia primeiro de outubro, também pelas redes sociais. As categorias compreendem palestrantes, equipe de apoio, jurados, mestres de cerimônia, apresentadores, apoiadores, DJs e Shows Musicais.
“Estamos muito felizes com a receptividade das pessoas e o movimento que o lançamento do Festival esta causando. Rappers, grafiteiros, skatistas e demais agentes culturais de diversas regiões do Espírito Santo já estão se inscrevendo” – disse Guilherme.
O Espaço Cultural Casa Roxa também já anunciou um calendário cultural diverso para o próximo ano (2023), com as seguintes realizações: Feira Literária Multivozes Capixabas, 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho, Lançamento do Livro Amadé Ayé, e estreia do Podcast Desembucha.
Sem recursos do empresariado ou do poder público, o Espaço Cultural mantém viva sua essência comunitária e de caráter popular. Apesar das inúmeras dificuldades financeiras para manter sua sede e garantir a manutenção das atividades, o presidente é otimista: “A cultura, persiste e vive, provando a cada dia seu potencial através de realizações como essas” – frisou.
Contato:
@casaroxacultural ou através do número (28) 99977-3921.