O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), como o novo secretário de Estado de Turismo. O comunicado aconteceu na tarde desta terça-feira (4), pelas redes sociais,
Victor vai substituir o jornalista Philipe Lemos (PDT), que ocupava a pasta desde 2023. Em relação ao futuro político de Lemos, o governador disse que mantém conversas com ele a respeito de novos projetos.
Altos e baixos de Victor
Irmão do saudoso deputado Glauber Coelho, aliado histórico de Renato Casagrande, Victor Coelho foi prefeito de Cachoeiro por dois mandatos (2017-2024). Em sua gestão manteve laços fortes com o governador, de quem obteve forte apoio para realização de importantes obras no município.
Em Cachoeiro, suas gestões foram marcadas por altos e baixos. No primeiro mandato, enfrentou o período da pandemia da Covid 19, quando sofreu muitas críticas por conta da política de afastamento social, que prejudicou o comércio local.
Teve ainda de superar a maior enchente já registrada do rio Itapemirim, em 2020, que deixou debaixo d’água boa parte do centro da cidade e os distritos de Cachoeiro. A rapidez com que colocou a cidade em ordem foi marcante, o credenciando perante a população para um segundo mandato.
A modernização da máquina pública, que se tornou mais digital, e o grande volume de obras de infraestrutura, com destaque para a macrodrenagem do bairro Nova Brasília e a pavimentação de importantes vias da cidade, foram as ações que mais ganharam visibilidade.
Realizou ainda a revitalização do passeio da Avenida Beira Rio e de diversas áreas de lazer e esportivas na área urbana e no interior do município, implantando as “academias populares” de ginástica.
A ponto mais contestado de seu segundo mandato foi a morosidade na execução das obras no centro da cidade e o desmonte do Parque Urbano da Ilha da Luz. Erros na condução do processo de revitalização da Ilha levaram a um imbróglio jurídico-administrativo ainda sem solução.
Amunes
Victor também foi presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), onde teve uma atuação destacada tanto no contexto estadual quanto no nacional. Esta passagem pela Amunes foi um divisor de águas na carreira política do ex-prefeito, contribuindo para o amadurecimento político, ampliando o espectro eleitoral e fortalecendo sua imagem de gestor público.
Desde a derrota da candidata que apoiou nas eleições de 2024, Lorena Vasquez, já era esperada pelo mercado político a sua nomeação a um posto de relevância no Governo do Estado, fato que se concretizou nesta tarde.