Evento terá presença da curadora Vanda Klabin, que irá conversar com o público sobre a exposição
Às 19 horas do dia 18 de janeiro, no Palácio Anchieta, será lançado o catálogo da exposição “De onde surgem os sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, inaugurada em outubro de 2023. A publicação, bilíngue – português/inglês – tem mais de 150 páginas e contém todas as imagens das obras que compõem a mostra homônima, além de texto curatorial. Exemplares do catálogo serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento, ocasião em que Vanda Klabin, curadora da exposição, irá bater um papo com o público sobre as obras que fazem parte da mostra e os critérios que utilizou para selecioná-las. O catálogo será também encaminhado gratuitamente para bibliotecas e outras instituições, e em breve terá sua versão online disponível para download.
Realizada pelo Museu Vale e Instituto Cultural Vale, com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição “De onde surgem os sonhos” apresenta um recorte surpreendente e inédito da coleção Andrea e José Olympio Pereira, uma das mais importantes do mundo, e poderá ser visitada até o dia 28 de janeiro.
A exposição
A nova estética da diversidade brasileira, que articula diferentes modos de ver e compreender a arte indígena, dos povos ancestrais, dos afrodescendentes e da arte popular, está representada na mostra De onde surgem os sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira, em cartaz no Palácio Anchieta desde 17 de outubro de 2023.
O título é inspirado na obra de mesmo nome do artista macuxi Jaider Esbell, ativista dos direitos indígenas, falecido em dezembro de 2021. Nesta seleção dividida em sete salas, obras de artistas como Adriana Varejão, Cildo Meirelles, Ana Maria Maiolino, Cláudia Andujar, Franz Krajcberg, Waltercio Caldas e José Damasceno, por exemplo, dialogam com os trabalhos dos artistas mais recentes, como os do Movimento dos Artistas HuniKuin – MAHKU, representado por duas obras de Acelino Sales Tuin: Nahene Wakame (2022) e Txain Punke Ruaken (2021).
“As rotas estéticas que nortearam esse recorte da coleção de Andrea e José Olympio Pereira têm seu território germinal na arte contemporânea brasileira e se misturam com a própria história recente da nossa cultura visual”, declara a curadora Vanda Klabin. “A maioria dos principais nomes da arte contemporânea do país, de diferentes origens e percursos e com experiências artísticas variadas, estão representados nesse acervo de indiscutível relevância”, afirma.
Guiada pela ideia de paisagem, a curadoria desenvolveu uma mostra fluida e aberta à percepção do espectador, que articula diferenciados “modos de ver“, a partir da oportunidade de observar em um único espaço expositivo grande parte da produção artística brasileira até então considerada periférica. A exposição reúne 72 obras de 50 artistas que fazem parte da coleção de Andrea e José Olympio Pereira, uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo, que reúne algo em torno de 2,5 mil obras.
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO CATÁLOGO + Bate-papo com a curadora Vanda Klabin
“De onde surgem os sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira”
Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória / ES
Dia 18 de janeiro | Horário: 19 horas
EXPOSIÇÃO
Até 28 de janeiro de 2024
Horário de funcionamento:
– Terça a sexta-feira: das 8h às 18h (início da última sessão às 17h)
– Sábados, domingos e feriados: das 9h às 16h (início da última sessão às 15h)
Entrada gratuita | Classificação livre
Grupos escolares: (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032