Uma nova página começa a ser escrita na história do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Espírito Santo e também da cultura capixaba: o Centro Cultural Sesi. O novo espaço de fomento às manifestações artísticas e culturais no Estado abre as portas oficialmente para a população capixaba neste sábado (24), a partir das 14h. Para receber o público, todos os protocolos de saúde e segurança para o combate à Covid-19.
Amplo e democrático, o Centro Cultural Sesi será dedicado a melhoraria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e em aproximar ainda mais a Cultura da população, propiciando ao cidadãos e a todos aqueles que o visitam, momentos de lazer, aprendizado e, acima de tudo, momentos de inspiração.
O local escolhido para abrigar o espaço é o Sesi de Jardim da Penha: a primeira unidade escolar do Sistema S na Grande Vitória, inaugurado em 1973. Essa é uma forma do Sesi de retribuir todo o carinho da população capixaba que acreditou na entidade como elemento transformador de vidas e futuros. E também reforçar que a Cultura é uma importante ferramenta de transformação.
“O Centro Cultural foi pensado para o Estado ter um espaço multiuso e que pudesse abranger todos os setores culturais de artes visuais, artes cênicas e artes plásticas. Queremos trazer novos trabalhos, mas também oferecer um espaço a mais para a classe artística e mais cultura para o trabalhador. Sua estrutura é voltada para trazer a inovação das artes, da cultura e também criar laços com outras vertentes, como a Educação”, explica o gerente de Cultura do Sesi ES, Marcelo Lages.
Estrutura
O Centro Cultural Sesi terá aproximadamente 2 mil metros quadrados e foi pensado para ser a casa de todas as manifestações artísticas e culturais. Dessa forma, ele será composto por diversas galerias expositivas e salas multifuncionais. O novo desenho abraça o já existente Teatro, palco da Camerata Sesi, da Companhia Sesi de Teatro, da Orquestra Jovem do Sesi, assim como da recém-formada Companhia Sesi de Dança.
Além disso, a atual reformulação do espaço engloba agora a Sala Cultura, a biblioteca digital Yellow Box, o Cultura Café e uma charmosa área de vivência externa intitulada de Jardim Sinfônico.
O projeto foi encabeçado pelo presidente emérito Léo de Castro e continuado pela atual presidente Cris Samorini. Tem o importante apoio do superintendente do Sesi ES, Mateus Simões, do Conselho de Administração e da Assembleia Geral da Findes.
A idealização é do gerente de Cultura do Sesi ES, Marcelo Lages, e sua equipe. O desenho e a concepção artística é da curadora Rosa-Nina Liebermann. A inauguração do Centro Cultural Sesi acontece nesta sexta-feira (23), às 17h30, para convidados.
“A Arte do Ofício” é a exposição de abertura
O Centro Cultural Sesi inaugura com uma exposição que está intrinsecamente ligada ao seu DNA e que conta a trajetória do homem a partir do desenvolvimento das ferramentas e dos materiais. A exposição “A Arte do Ofício” chega ao Espírito Santo em um novo formato, com entrada gratuita. O espaço funcionará de terça a domingo, de 14 às 20h.
Originalmente elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para Olimpíada do Conhecimento e desenvolvida, por Cláudio Moura Castro e Júlio Heilbron, no Estado ela foi redesenhada pela curadora Rosa-Nina Liebermann. Com seu olhar artístico, ela realizou um recorte mais enxuto sobre este tema, que está presente em nosso dia-a-dia, desde o acordar até o adormecer.
“Aqui no Espírito Santo trouxemos uma linguagem artística muito forte para a exposição, que originalmente tinha um cunho técnico-informativo. A abordagem a este tema tão rico e complexo é construído nesta exposição por meio de cinco módulos elementares que permeiam os ambientes, estabelecendo uma conexão entre ofícios, profissões e a arte”, explica a curadora.
Para visitar a exposição e demais espaços do Centro Cultural, o Sesi Cultura está adotando medidas de saúde e segurança para a prevenção e combate ao novo coronavírus.
Serão dois monitores disponíveis para realizar as visitas guiadas, com limite de 20 pessoas por vez. O uso de máscara será obrigatório e o espaço conta com diversos totens de álcool em gel para serem realizadas às higienizações necessárias. O Centro Cultural Sesi conta com um grande espaço aberto – o Jardim Sinfônico – onde o público poderá aguardar o momento da visita, além do Café Cultural, que também é ao ar livre.
Serviço
Centro Cultural Sesi
Abertura oficial: sábado, 24 de outubro, de 14h às 20h
Atrações: Exposição “A Arte do Ofício”, Sala Cultura, biblioteca digital Yellow Box, Cultura Café, Jardim Sinfônico, entre outros
Funcionamento: de terça a domingo, das 14h às 20h
Local: Sesi Jardim da Penha
Entrada gratuita