Vários pontos da cidade apresentaram esgoto vazando e a prefeitura de Piúma deu prazo para apresentarem um relatório
Vários pontos da cidade de Piúma (ES) estão com esgoto vazando em vias públicas, e a situação está insustentável. A Prefeitura já notificou e multou a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e deu um prazo para a resolução do problema, que afeta a orla da praia, o calçadão, comércios e outros locais.
A redação do jornal tem recebido diversos vídeos e fotos de esgoto vazando, além de muitas reclamações. A equipe entrou em contato com a Cesan, que garantiu estar tomando as devidas providências.
Entre as muitas reclamações e solicitações para que o jornal busque a resolução dos problemas relacionados ao vazamento de esgoto, estão os proprietários de um restaurante à beira da praia, entre os quiosques 36 e 37, no edifício Vista das Ilhas.
“Bom dia, gostaria da ajuda de vocês. Temos um restaurante na beira da praia e o esgoto está correndo pela rua. A garagem está inundada, trazendo moscas e cheiro ruim ao nosso estabelecimento. Já ligamos diversas vezes para a Prefeitura, assim como os moradores do prédio, e eles informam que não podem ajudar, pois a demanda está muito grande.”
Em contato com a Cesan, embora ainda não seja oficial o levantamento da Companhia sobre os pontos problemáticos no município, a informação é que os problemas estão sendo identificados e resolvidos. Neste momento, estão monitorando toda a cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piúma também foi procurada pela reportagem do jornal e já solicitou um relatório completo, dando prazo para que a Companhia o apresente.
A Cesan reconhece que há diversos problemas em Piúma: entre entupimentos e vazamentos, foram várias situações que ocorreram nos últimos 10 dias, ocasionando alguns extravasamentos. Um vazamento próximo à entrada da Ilha do Gambá foi resolvido na última quinta-feira (2), logo após a maré baixar. Nesta sexta-feira, outro ponto de vazamento ocorreu no recalque da elevatória do bairro Acaiaca e foi sanado no mesmo dia.
A Cesan garantiu que, na noite deste sábado ou na madrugada de domingo, as equipes estarão de prontidão para fazer uma varredura na cidade e observar todas as bacias, pois, sempre que há problemas de obstrução ou falha nas bombas, a bacia transborda e isso acaba causando novas obstruções posteriormente.
Foram várias situações ao longo dos últimos dias, que ocasionaram problemas pontuais que se tornaram generalizados devido ao afogamento das bacias de esgoto. Além disso, a ocupação da cidade e a geração de esgoto estão muito altas, segundo a Cesan, que afirma não conseguir uma resposta adequada. Para eliminar um vazamento, é necessário fechar o sistema, mas, como a geração de esgoto está alta, o fechamento provoca naturalmente novos extravasamentos. Um problema agrava o outro.
Segundo a Cesan, todos os serviços que estavam pendentes foram concluídos, e o último vazamento foi resolvido na noite desta sexta-feira. Agora, estão monitorando o sistema. Até o momento, não houve novas informações sobre extravasamentos, e o trabalho atual é de limpeza das áreas onde ocorreu o transbordamento.
Multa e licenças
Procurada pela redação, a Secretária de Meio Ambiente de Piúma, Carina Prado, para explicar quais as medidas adotadas pela Prefeitura ela foi enfática. “Nós verificamos a situação e autuamos a Cesan, pedimos um relatório do monitoramento para ser apresentado na Secretaria, pedimos também a apresentação das licenças ambientais, para verificarmos se as condicionantes das licenças estão em dia e estamos monitorando e acompanhando o andamento das ações de reparo na rede de coleta de esgoto que a Cesan está fazendo. Caso a Cesan não apresente no tempo determinado os relatórios de monitoramento das ações que foram realizadas, agravamos as providências a serem tomadas”, ressaltou Carina Prado.
fonte: site espiritosantonoticias