Na próxima quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Cachoeiro realiza a Sessão Solene em homenagem aos 157 anos de Emancipação Política. Na ocasião, também serão inauguradas as obras de modernização e acessibilidade da sua sede e o elevador panorâmico de acesso ao edifício Comendador Juarez Tavares Matta, onde funciona a Casa de Leis.
A inauguração das obras acontecerá na área externa do prédio, em frente à portaria principal. Logo após, os presentes se dirigirão ao Plenário, no segundo andar, para a Sessão Solene de entrega de homenagens alusivas à data. Serão concedidos Títulos de Cidadania Cachoeirense, o Título Benemérito Joacyr Pinto e a Comenda Bernardo Horta de Araújo.
“Optamos por adiar a Sessão e a inauguração em solidariedade aos nossos irmãos dos municípios vizinhos que foram duramente castigados com as chuvas. Naquele momento, preferimos nos unir em solidariedade e realizamos na Câmara uma campanha de doação de roupas, produtos de higiene e alimentos. Não era momento de comemorar”, ressalta Brás Zagotto (Podemos), presidente da Casa.
Inclusão e acessibilidade
A Câmara Municipal de Cachoeiro caminha a passos largos para se tornar cada vez mais a “Casa do Povo”, uma casa de inclusão e progresso. O prédio da Casa de Leis passou por uma obra de modernização para acessibilidade, incêndio e pânico.
O destaque do conjunto de melhorias é o novo Elevador Panorâmico de Acessibilidade Cartunista Ricardo Ferraz. Uma reivindicação antiga de cidadãos e movimentos sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Projeto Mova-se, que permite aos cidadãos com deficiência, cadeirantes ou que tenham mobilidade reduzida, chegar à portaria do prédio a partir da Praça Jerônimo Monteiro, com maior segurança e comodidade.
“Estou muito feliz e realizado por saber que um desenho artístico, que rabisquei em 2018, passou pelo crivo técnico. Agora temos mais um motivo para comemorarmos a nossa emancipação: a acessibilidade na Casa de Leis do município!” comemora Ferraz, que é PCD e nacionalmente conhecido como ativista pela acessibilidade.
Além do elevador, foram instaladas calçadas com piso tátil, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tribuna acessível, assentos preferenciais e demarcação de local específico para cadeiras de rodas. Também foi construída uma nova estrutura para saída de emergência, reestruturação e reforma total do 2º e 3º andares e instalação de proteção contra incêndio.
Vale ressaltar ainda que todas as sessões da Câmara são transmitidas com tradução simultânea em Libras.
“Temos uma Câmara totalmente renovada, por dentro e por fora. Nossos servidores, agora, trabalham com mais conforto e segurança e, com a renovação exterior, até a praça Jerônimo Monteiro ficará mais bonita”, ressalta Brás.
“Como vereador e, agora, presidente da Câmara, acompanho há anos a luta dos movimentos de pessoas com deficiência pela acessibilidade deste prédio, que é a casa do povo. O imóvel é muito antigo, foi a primeira sede do Fórum, e as obras nos permitiram adequar as instalações às normas atuais de segurança e prevenção a incêndios. Estamos muito felizes por, finalmente, entregar a Cachoeiro uma Câmara mais segura e acessível”, conclui o presidente.