Reciclar, gerar renda e preservar o meio ambiente. Esse foi o tema da reunião que ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vargem Alta, na tarde desta quinta-feira (7), entre pessoas interessadas em trabalhar com reciclagem de resíduos, a prefeitura local e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
A reunião foi conduzida pelo diretor técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli. O diretor citou dezenas de exemplos de cidades capixabas, que, com o apoio da Aderes, hoje lidam bem melhor com seus resíduos sólidos, protegendo o meio ambiente, deixando a cidade mais limpa, dando destinação correta aos materiais e gerando renda para população.
Tofoli falou da importância de campanhas de conscientização junto à sociedade civil e explicou como o comércio local será beneficiado nas duas pontas do processo. Primeiro, doando materiais que antes seriam descartados; e segundo, com a renda gerada pelos trabalhadores, que acaba ficando no município.
“Primeiro tem que haver interesse do Poder Público, e aqui em Vargem Alta a Prefeitura está correndo atrás para desenvolver este projeto. Depois de tudo estruturado, a coisa começa a andar naturalmente e muito dinheiro que seria jogado literalmente no lixo, vai voltar a circular na economia local”, disse.
O projeto da Prefeitura de Vargem Alta objetiva a criação de um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos no município e a posterior criação de uma associação de catadores para trabalharem nesse setor, envolvendo a conscientização da população sobre a importância de separar os resíduos recicláveis que seriam jogados no lixo, a coleta seletiva por parte da Prefeitura e a separação e venda dos materiais recicláveis por parte da associação de catadores, gerando renda para os trabalhadores associados.
A segunda parte da reunião foi destinada a pessoas interessadas em trabalhar com a reciclagem de resíduos sólidos no município.
O diretor técnico da Aderes informou ao público presente sobre o que é ser um catador e a sua importância para a sociedade. “O catador é antes de tudo um empreendedor. Nas 68 associações de catadores atualmente ativas no Espírito Santo, conheço muitas histórias de gente que mudou de vida trabalhando com reciclagem”, disse.
Por fim, o diretor técnico da Aderes falou como este trabalho envolvendo Poder Público, sociedade civil, associação de catadores, associações comunitárias, igrejas e comércio local, pode melhorar a qualidade de vida da população de Vargem Alta e impactar positivamente não só a vida dos trabalhadores e moradores, mas também dos turistas que visitam o município.
Com o apoio da Aderes, a Prefeitura planeja estruturar a coleta seletiva em Vargem Alta e construir um galpão para abrigar a sede da associação de catadores de materiais recicláveis. Em breve, outras reuniões sobre o assunto serão realizadas nos distritos e comunidades.
Estiveram presentes à reunião o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, o secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, o secretário de Administração, Berg Silva, a Procuradora Geral do Município, Paula Sartório, a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, os vereadores Celim Sartório, Edenildo Da Silva Souza (Bigode), Almezindo Betini, Ana Gaburo, Mara David, o presidente da Associação de Desenvolvimento de Vargem Alta (Adeva), Alexandre Mosquini, representantes de congregações religiosas e representantes de associações de moradores de várias localidades, além de trabalhadores interessados em trabalhar com reciclagem.