No quebra-cabeça partidário do Espírito Santo, onde muita gente fala e poucos escutam, uma coisa é certa: o governador Renato Casagrande (PSB) vai com sua pré-candidatura de vento em popa, com chance de liquidar a fatura no primeiro turno. E não é pra menos. O governador tem rodado o Estado de ponta a ponta inaugurando obras e assinando ordens de serviço. Com isso, tem quase a totalidade dos prefeitos jogando com ele.
O perigo é deixar a peleja ir à prorrogação contra uma candidatura da direita. Caso aconteça, o imponderável aparece no retrovisor, sem um rosto ainda definido. Corre o risco de a eleição ser contaminada pela disputa nacional. Isso obrigaria Casagrande a dividir o palanque com Lula (PT), que tem como vice Geraldo Alkmin, do mesmo partido do governador. Nesse caso, o que parece fácil pode se complicar.
Para um patusco da Rua 7, o melhor cenário para Casagrande seria a manutenção do senador Fabiano Contarato (PT) na raia de corrida ao governo. O senador andou figurando bem nas pesquisas eleitorais e pode ir ao segundo turno caso a direita capixaba continue batendo cabeça e dividindo seus votos em três ou quatro pré-candidaturas. E se não for, o governador herda assim mesmo os votos petistas, lembrou-me um pândego nas escadas da Maria Ortiz.
O fato é que o perfil moderado de Casagrande pode atrair, no segundo turno, os votos da centro-direita e até dos conservadores mais radicais, desde que Lula esteja em outro palanque. Nesse caso, Contarato seria abatido com facilidade pelo governador. Fabiano Contarato carrega no lombo a ira de boa parte da direita e centro-direita, que se sentiram enganadas pelo senador no pleito de 2018.
Ecoporanga
O Governo do Estado está investindo mais de R$ 18 milhões em obras nas áreas de infraestrutura, educação, agricultura e assistência social em Ecoporanga, na microrregião Noroeste. Na manhã desta segunda-feira (20), o governador Renato Casagrande esteve no município para a entrega de obras e o anúncio de novos investimentos. A solenidade foi realizada na Praça da Bíblia.
Varíola do Macaco
Todos os exames realizados em um homem estrangeiro, 44 anos, comandante de navio atracado na costa do Espírito Santo, com suspeita de Varíola do Macaco foram descartados. A informação chegou à coluna pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo. Não há mais casos suspeitos por aqui. Ufa!!
Marataízes
O prefeito afastado de Marataízes, Tininho Batista (PDT), pode não estar vivendo seus melhores dias, mas se mantém firme em suas convicções. Nos últimos dias tem se dedicado a estudar as acusações lançadas contra si pela Justiça e a preparar a defesa.
Português no quilombo
De origem portuguesa, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) fez visita de três dias ao Sul do Estado. Esteve em Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí para prestar contas do seu mandato. Em Guaçuí, o parlamentar garantiu recursos para compra de equipamentos agrícolas na Comunidade Quilombola de Córrego Sossego.
O abraço da coluna
E o abraço vai para o empresário gente boa Tales Pena Machado.
Até!!