A exoneração do secretário estadual de Agricultura, Mário Louzada, joga água fria em algumas candidaturas proporcionais das quais ele apoiava, mas não deve respingar no governador. Louzada foi denunciado por uma servidora da Pasta por assédio sexual. O governador agiu rápido ao retirá-lo de cena até que se apure os fatos. O secretário é mais um que sai pela porta dos fundos, num momento em que tudo que Renato Casagrande não precisa é de casca de banana no caminho.
1º Turno
Líder em todas as pesquisas divulgadas até o momento, Renato Casagrande (PSB) pode levar a disputa já no primeiro turno. Levantamento foi feito pelo IPEC/Rede Gazeta, mostra que o governador, na menção estimulada, tem o dobro das intenções de voto dos seus principais adversários, somadas.
Café no bule
O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Evair de Melo, pretende colocar no embornal os votos do bolsonarismo de raiz na sua tentativa de reeleição. Evair vem costurando apoios importantes em todo estado, especialmente na classe empresarial ligada ao setor marmorista. Nas redes sociais, pessoas importantes do setor têm pedido voto para o deputado. O segmento do agronegócio também está fechado com Evair. Podemos dizer que está colhendo o que plantou durante o mandato. Tem café no bule.
Caminhos cruzados
O candidato a deputado federal Diego Libardi (Republicanos) vai contabilizando novos correligionários em municípios chaves da região sul. Em Marataízes e Itapemirim, contabiliza importantes apoios na classe política local. Na região litorânea, Diego esbarra no eleitorado da deputada Norma Ayub (PP), que tem no esposo, Theodorico Ferraço (PP), seu principal cabo eleitoral. Vale lembrar que nas últimas eleições estiveram juntos, quando Diego chegou em 2º lugar na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro.
Caminhos paralelos
Ainda no litoral, Marcos Vivácqua (Podemos) renovou a parceria com Toninho Bittencourt. O ex-prefeito de Marataízes abraçou a candidatura de Marcão para uma vaga na Assembleia Legislativa. Toninho disse o seguinte: “Marcão está mais do que preparado para nos representar. Além de conhecer como poucos a nossa gente, se destaca pela capacidade aglutinadora e visão inovadora”. Taí uma parceria que segue firme.
Azarão
O vereador Brás Zagotto (Pode) entrou meio que de azarão na disputa por uma vaga na Câmara Federal, mas pode surpreender. Brás conta com o apoio do prefeito Victor Coelho (PSB) e do governador Renato Casagrande (PSB), que os têm prestigiado em todos os eventos políticos realizados em Cachoeiro. Quem está nessa lida há muito tempo sabe que de bobo o Brás não tem nada. Ao contrário, come pelas beiradas.
Abraço da coluna
O salamaleque de hoje vai para o amigo e ex-prefeito Roberto Valadão. Debaixo do pé de abio, em sua vivenda, sorve com prazer a leitura do Lado B.
Até!
Por Basílio Machado