Em sua passagem por Cachoeiro, nesta terça-feira (09), Ricardo Ferraço (PSDB), candidato a vice-governador na chapa de Renato Casagrande (PSB), mostrou que está perfeitamente integrado no projeto que busca a reeleição do governador. Ricardo descartou qualquer arranjo político visando 2026. “A arrogância é a antessala do fracasso”, frisou. Em outras palavras, quis dizer que primeiro é preciso plantar as uvas. O vinho discute-se depois.
Corpo e alma
Ricardo reforçou ainda a participação do pai, Theodorico Ferraço (PP), que entrará “de corpo e alma na campanha” e evitou conjecturas sobre sua função na gestão do Estado, em caso de vitória. Vale lembrar que o ex-senador foi peça-chave em duas das três passagens de Paulo Hartung pelo comando do governo estadual. “Vamos colaborar da forma e no espaço que o governador achar necessário”, pontuou.
Sem Carbono
Uma das plataformas de campanha reiteradas pelo governador Renato Casagrande diz respeito à produção de energia renovável e redução das emissões de carbono. Ele deu a dica: “temos um mar em nossa frente que é muito pouco explorado”. Segundo Casagrande, o programa estadual de incentivo à produção de energia renovável será debatido com as universidades, Ifes e iniciativa privada. Vamos cobrar.
Café
O candidato a governador Carlos Manato (PL) garantiu dar voz à Associação dos Lojistas da Ceasa caso vença as eleições. Disse que a Associação poderá escolher o nome que irá administrar a Central, em Cariacica. Ainda para o público do agro, Manato promete a redução do ICMS do café, igualando o tributo capixaba ao de Minas Gerais. Hoje, o café arábica tem 7% de imposto e o conilon 12%. Segundo o candidato, a redução do imposto vai garantir maior exportação do café, evitar a evasão de divisas e dar maior rentabilidade aos nossos produtores. Falando assim, parece fácil.
Pesquisa
A amostragem extraída do Leia Pesquisa publicada hoje pelo site do Jornal do Norte, de São Mateus, aponta empate técnico entre Bolsonaro com 42,75% e Lula 40,33% no Espírito Santo. Para o Senado, Magno Malta (PL) foi apontado com a preferência de 29,83% dos entrevistados, seguido por Rose de Freitas (MDB) com 14,17% e Erick Musso (Republicanos) com 10,08%. Nessa peleja ao Senado, votos nulos, em branco e indecisos somam 36,33%. O instituto ouviu 1200 pessoas entre os dias 3 e 5, com margem de erro de 2,82% (para mais ou para menos) e confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número ES/09833/22.
Abaixo assinado
No início da manhã desta terça-feira (09), o abaixo assinado em apoio ao Projeto de Lei 303/2022, do deputado Sergio Majeski (PSDB), para ampliar o tempo destinado ao planejamento pedagógico dentro da carga horária dos professores da Rede Pública Estadual, contava com 2.110 assinaturas. Majeski tenta uma vaga na Câmara Federal pelo PSDB.
Abraço da coluna
O salamaleque de hoje vai para o prefeito de Itapemirim, Doutor Antônio Rocha, que andou assustando a turma. Melhoras!! Sempre ligado no Lado B da Notícia.
Até!
Por Basílio Machado