Telespectadores de todo o Brasil poderão acompanhar pela TVE Espírito Santo o Capixabão 2025, que começa neste sábado (18). Detentora exclusiva dos direitos de transmissão e comercialização do futebol capixaba, a emissora vai transmitir partidas ao vivo, em rede nacional, por meio de uma parceria com a TV Brasil. A novidade é que as partidas terão a participação da Central do Var, que auxilia a arbitragem nos lances dividosos.
Agora, os dois árbitros de VAR (principal e assistente) vão se comunicar de maneira remota com a arbitragem da partida, diretamente de uma sala projetada para isso, instalada na sede da TVE, onde também irão manusear os equipamentos da tecnologia.
O projeto é executado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e por sua Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF-ES), em parceria com a TVE Espírito Santo, e prevê uma redução de custos e uma maior segurança e agilidade na operação do sistema.
“A federação está fazendo um investimento muito alto no que se refere à implementação do VAR em boa parte dos jogos do Campeonato Capixaba 2025. O investimento dessa capacitação e de aluguel de equipamento é algo em torno de R$ 450 mil. Penso que com isso teremos uma arbitragem cada vez mais capacitada, mais preparada para desenvolver duas atividades, prestar o melhor serviço para os nossos filiados, que disputam nossas competições”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira.
Os jogos que terão o auxílio da tecnologia serão escolhidos pela CEAF-ES, que no momento conta com um equipamento. A versão utilizada é a do “VAR Light”, que é mais acessível por poder trabalhar com menos câmeras, por não ter um operador (o próprio árbitro faz a função na cabine) e por não contar com o software de linha de impedimento. Entretanto, mesmo sem esse software, a ferramenta pode atuar em lances de impedimento claros, em que não haja a necessidade de linhas de impedimento para sanar dúvidas, além de em todos os outros lances do protocolo VAR.
A Central do VAR estreia já na primeira rodada do Capixabão Superbet 2025, em duas partidas: no clássico entre Desportiva Ferroviária e Vitória, que se enfrentam no estádio Engenheiro Araripe, às 17h00 deste sábado (18), e no duelo entre Porto Vitória e Real Noroeste, no Kleber Andrade, às 19h00 de segunda-feira (20).
Presidente da CEAF-ES, Marcos André Gomes fala dos benefícios de centralizar essa operação: “A primeira vantagem é a questão logística, porque os equipamentos permanecem no mesmo local, não precisa se deslocar para outros lugares. Isso minimiza custos. A outra vantagem é a possibilidade de fazermos mais jogos, de acordo com a tabela”.
Sobre o Capixabão 2025
O Capixabão 2025 vai reunir dez times: Desportiva, Vitória, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Porto Vitória, Jaguaré, Nova Venécia, Capixaba, Vilavelhense e o Rio Branco SAF, atual campeão. Confira abaixo a programação dos jogos da primeira rodada:
18 de janeiro (sábado): às 15h, Nova Venécia x Rio Branco A.C SAF
18 de janeiro (sábado): às 17h, Desportiva Ferroviária x Vitória
19 de janeiro (domingo): às 16h, Rio Branco F.C. x Vilavelhense
20 de janeiro (segunda-feira): às 16h, Jaguaré x Capixaba
20 de janeiro (segunda-feira): às 19h, Porto Vitória x Real Noroeste
Saibas mais:
Outros campeonatos, como Copa Verde, Copa ES Sicoob 2024, Brasileirão Série D, Capixabão Sub-15, Sub-17 e Sub-20 também ganharam as telas da emissora ao longo do ano de 2024.
A TVE Espírito Santo transmitirá o Capixabão pelo canal 2.1, pela webtv (https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-tv-educativa-2-1/) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto).