Francisco Velasco e Tarcísio Faustini vão apresentar um programa de rádio juntos pela primeira vez no próximo dia 25 com transmissão simultânea pelas rádios Espírito Santo, Universitária FM e pela TV Educativa
Juntos eles somam muitas décadas de vida, boa parte dedicada ao rádio e à paixão pela música popular brasileira. Jornalista e radialista, Francisco Velasco apresenta há mais de 10 anos o programa “Ensaio Geral”, nas manhãs de sábado, na Rádio Espírito Santo; e Tarcísio Faustini comanda há mais de 28 anos o “Domingo Brasil”, aos domingos, na Universitária FM. Agora, os dois comunicadores que são referência em suas áreas vão se reunir pela primeira vez em torno do projeto “Fina Sintonia” e que compreende a apresentação de um programa inédito, no dia 25 de setembro, das 9h ao meio-dia, com transmissão simultânea pelas rádios Espírito Santo, Universitária FM e pela TVE.
A iniciativa – uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Rádio e Televisão Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Secretaria de Cultura – pretende celebrar a atuação desses dois radialistas que conquistaram o reconhecimento de público e da crítica em função da seriedade de seu trabalho e da difusão da fina flor da música popular brasileira em suas mais variadas épocas e estilos. A mediação será do jornalista e pesquisador musical José Roberto Santos Neves, autor de seis livros sobre a historiografia da música popular brasileira.
Durante as três horas do programa, que será transmitido dos estúdios da Rádio Espírito Santo, Velasco e Tarcísio irão conversar sobre a paixão pela MPB e sobre como a música marcou suas histórias de vida, além de apresentar uma seleção musical que têm lugar cativo em suas memórias afetivas, relacionando-as com a carreira e com alguns dos principais acontecimentos do país nas últimas décadas. O idealizador da homenagem, jornalista Tinoco dos Anjos, convidou um grupo de jornalistas e radialistas que aceitaram o desafio de viabilizar a produção, e defende que pensou no projeto por entender que o trabalho dos comunicadores é uma resistência, histórica, em defesa da música popular brasileira.
Além disto, diz, “a seleção musical compartilhada entre Tarcísio e Velasco será uma das grandes atrações do programa. O que os dois tarimbados apresentadores, habituados a ouvir as mais variadas formas da nossa maravilhosa MPB, vão mostrar não será ditado meramente por critérios técnicos e históricos. Os ouvintes da rádio Espírito Santo e da Universitária terão o privilégio de ouvir algumas músicas que marcaram cultural e afetivamente a vida dos comunicadores. Tarcísio, por exemplo, vai de Altemar Dutra, e Velasco, de Nelson Gonçalves. Duas vozes imortais. Sem dúvida, o 25 de setembro será um dia de grande audição nas duas emissoras públicas do Estado”.
Compositor de sambas e jornalista com 36 anos de atuação na imprensa capixaba, Francisco Velasco observa que o encontro com Tarcísio Faustini é uma oportunidade de somar forças para a divulgação da MPB e da memória da cultura musical capixaba. “É uma iniciativa incrível e só tenho a agradecer pela equipe que a idealizou. Tenho profundo respeito pelo trabalho do Tarcísio e entendo que nosso trabalho se complementa pela forma como valorizamos a música brasileira e os artistas do nosso Estado”, comenta Velasco.
Professor do Departamento de Engenharia de Produção, no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e autor do livro “Caixas de Música”, Tarcísio Faustini expressa sua satisfação com a iniciativa de dividir os microfones com Francisco Velasco: “Sinto-me feliz e honrado com esta homenagem. Estar ao lado do Velasco é uma alegria e tenho a certeza de que faremos uma ótima parceria no ar”, observa.
SOBRE FRANCISCO VELASCO – Francisco Carlos Gomes Velasco nasceu em Colatina em 24 de agosto de 1952 e passou a residir em João Neiva com um ano de idade, quando o pai, Paulo Lima Velasco, foi contratado pela CVRD. Em 1972 mudou-se para Vitória, onde foi aprovado em concurso para Desenhista Artístico da antiga ACARES, atual INCAPER. Na empresa, conheceu o jovem desenhista Magno de Assis (Luca), de quem se tornou amigo e parceiro na composição de sambas e de sambas de enredo. É autor, em parceria ou individualmente, de diversos sambas e de outros gêneros musicais gravados por cantores e cantoras capixabas.Estudou Comunicação Social na Ufes, trabalhou em agências de publicidade e foi supervisor do Sistema Tribuna de Rádios, onde lançou, e atuou, no programa “Ensaio Geral”, em 1998, permanecendo na emissora por três anos. Em 2005 estreou na TV Educativa com o programa “Eu Sou o Samba” e, em 2011, a convite do então diretor-presidente da RTV/ES, Sérgio Egito, retomou o “Ensaio Geral” na Rádio Espírito Santo e que permanece no ar como um dos destaques da emissora.
SOBRE TARCÍSIO FAUSTINI – Tarcísio Faustini nasceu em 1950 no município de Aracruz (ES) e mora em Vitória há 60 anos. É engenheiro civil, formado na Universidade Federal do Espírito Santo, e professor há 53 anos, dos quais 36 na Ufes, com passagens nos colégios Americano, Nacional e Leonardo Da Vinci. Trabalhou na Vale durante 48 anos. É consultor de empresas nas áreas de treinamento e análise econômica, colecionador de registros musicais em diversas mídias, pesquisador musical e colaborador do jornal A Gazeta. Há mais de 28 anos criou, produz e apresenta o programa “Domingo Brasil”, na rádio Universitária FM de Vitória. Tem dois filhos e é casado com a cantora Eliane Gonzaga, que faz a locução do programa e colabora na produção do “Domingo Brasil”. Outros colaboradores são Ruy Godinho, Haifa Sawaya e Jace Theodoro, nos quadros “Então, foi assim?”, “Cinetemas Brasil” e “Tirando de letra”, respectivamente.
SERVIÇO:
Programa Fina Sintonia. Especial com Francisco Velasco e Tarcísio Faustini
Mediação: José Roberto Santos Neves
Dia 25 de setembro (sábado), das 9h ao meio-dia, com transmissão simultânea pela Rádio Espírito Santo 1160 AM, pela Universitária FM 104.7, pela TV Educativa e pelos sites: https://rtv.es.gov.br/…/RadioEspiritoSanto1160am.html
Realização: Governo do Estado do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo (Secretaria de Cultura)
Grupo Fina Sintonia: Fátima Côgo, José Roberto Santos Neves, Tinoco dos Anjos e equipes da Rádio e TV Espírito Santo e da Universitária FM.