A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, publicou hoje (08) o resultado parcial dos selecionados do Edital de Chamamento Público da Lei Aldir Blanc – inciso III. O certame foi destinado para pessoas físicas, artistas e trabalhadores do setor cultural e moradores de Anchieta-ES há mais de dois anos. Os contemplados foram selecionados após uma rigorosa avaliação feita voluntariamente por profissionais renomados do Estado.
O foco principal foi dar suporte a classe de trabalhadores culturais que tiveram suas rendas diretamente afetadas pela pandemia de Covid-19.
Conforme informações, o editalcontemplou 16 propostas nas seguintes categorias artísticas: teatro, dança, música, audiovisual, artesanato, cultura popular tradicional e literatura. Os valores dos prêmios vão de dois R$ 2 mil a R$ 5 mil. Os recursos utilizados são remanescentes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, recebida pelo município para auxílio aos artistas e trabalhadores da cultura local. O edital é voltado a pessoas físicas e artistas locais, também afetados por conta da paralisação de suas atividades, em virtude da pandemia da Covid-19.
“É importante atentarmos para o objetivo deste edital de chamamento, que é emergencial e não somente de fomento, ou seja, teve como foco principal dar suporte a classe de trabalhadores culturais que tiveram suas rendas diretamente afetadas pela pandemia de Covid-19”, destaca a gerente da pasta, Maria Fernanda Barros.
A comissão é composta por três curadores da área de Cultura de fora da cidade, são eles: Rafaella Vagmaker, ex diretora do Sesc Cultural Glória e produtora Cultural (Vitória), Dori Sant’Ana professor da Faculdade de Música do ES (FAMES) e Mestre em Arte Cênicas. (Vitória), Herialdo Plotegher coordenador da Secretaria de Estado da Cultura ES, (Vitória).