Neste sábado (12), haverá mutirão de vacinação contra a Covid-19 em Atílio Vivácqua-ES, para o público infantil de 5 a 11 anos de idade. Será das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade, e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto Niterói.
Cerca de 500 doses serão ofertadas, na ocasião, pela secretaria atiliense de Saúde. A ação ocorrerá, no mesmo dia e na sexta (11), em todos os municípios capixabas, a partir de mais uma estratégia adotada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para incentivar a imunização das crianças, bem como aumentar a cobertura vacinal.
Com esses objetivos, para além do público infantil prioritário (crianças de 5 a 11 anos que ainda não tomaram a primeira dose), a Secretaria de Saúde de Atílio Vivácqua imunizará, no mutirão, os seguintes grupos:
- Adolescentes de 12 a 17 anos de idade que ainda não tomaram nenhuma dose;
- Crianças e adolescentes que têm mais de 56 dias que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer já podem tomar a segunda dose;
- Crianças e adolescentes que têm mais de 28 dias que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac já podem tomar a segunda dose.
Ainda de acordo com a pasta, também serão disponibilizadas vacinas para todas as pessoas com idade acima de 18 anos que não tomaram nenhuma dose ou com que estão a segunda e terceira dose atrasadas. Para receber a dose, basta levar o cartão de vacinação e o cartão do SUS ou CPF.
“É muito importante que pais e responsáveis pelas crianças do município, sobretudo aquelas de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas, público-alvo principal desta ação, estejam atentos ao horário e local de vacinação e, no dia, não se esqueçam de levar o cartão de vacinação. Para quem ainda tem dúvida em relação à vacina, ressaltamos que o imunizante é seguro. Conscientizem-se para essa ação humanitária e vacinem suas crianças, que, além de brincar, precisam estudar e conviver, no ambiente escolar, com outras crianças. Estaremos esperando todos vocês”, convoca a secretária municipal de Saúde, Graceli Estevão Silva.
Mais de 35 mil casos de Covid-19 em crianças de todo o Espírito Santo
Segundo informações da Sesa, desde o início da pandemia da Covid-19 no Espírito Santo, foram registrados 35.061 casos confirmados na faixa etária entre 5 e 11 anos. Com relação aos óbitos, o Estado registrou seis mortes pela infecção do vírus nessa faixa etária.