Na tarde desta quinta-feira (23), integrantes da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), esteve em uma casa no bairro Santa Cecília, em Cachoeiro de Itapemirim, para apurar denúncia de maus-tratos que estaria sendo praticado contra uma cadela.
No local havia muita sujeira e entulho. A cadela foi encontrada no quintal, em situação deprimente, muito magra e visivelmente desnutrida, só pele e osso. O animal foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Cachoeiro para ser examinado e cuidado.
Mais dois cães estavam no local. Os animais serão acompanhados pelo Bem-Estar do município até que haja vaga no CCZ.
A mulher que se identificou como tutora dos animais foi encaminhada para a delegacia para prestar esclarecimentos.
“Muito triste toda a situação que encontramos nessa casa. Todos vivem em condições precárias e a cadela estava muito desnutrida. As equipes da prefeitura prometem tomar providências e a CPI também vai acompanhar o caso de perto”, afirmou a deputada Janete de Sá (PSB), presidente da CPI.
CPI dos Maus Tratos
A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos Contra Animais atua em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), protetores independentes e a população.
A CPI não dispõe de abrigo para recolhimento dos animais e também não tem poder de polícia. Por isso, é preciso que o denunciante registre um boletim unificado na Polícia Civil para que a CPI tenha respaldo para atuar.
A CPI também não dispõe de abrigo para recolhimento dos animais.
Fonte: site do Jornal Hora Aghá e blog da deputada Janete de Sá