A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ganhou 26 assinaturas de deputados federais depois que imagens internas do Palácio do Planalto foram divulgadas.
Nas gravações, é possível ver o então ministro chefe Marco Edson Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), andando no Planalto enquanto vândalos depredavam o patrimônio público.
Na quarta-feira 19, depois de uma reunião urgente convocada pelo presidente Lula, dias pediu exoneração do cargo. Ele foi substituído por Ricardo Cappelli, ex-interventor federal do Distrito Federal e amigo do ministro da Justiça, Flávio Dino.
Em seguida, a liderança do governo no Congresso informou que “ajudaria” nas investigações da CPMI. A demissão do general provocou uma “mudança” de discurso por parte dos governistas — que tentavam boicotar a instalação da comissão.
Até o momento, a CPMI possui o apoio de 218 deputados federais e de 37 senadores. O deputado Olival Marques (MDB-PA) havia retirado a assinatura do requerimento, mas recuou nas últimas horas.
Marques fazia parte do grupo de oito deputados que abandonaram a CPMI depois das investidas do governo contra o pedido — que teve sua leitura adiada por três vezes.
Nas redes sociais, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor da CPMI, disse que não tem medo do novo posicionamento do governo.
“A mudança do discurso da base do Lula não nos impõe medo. Vamos para a investigação e não cederemos a presidência e relatoria da comissão”, escreveu Fernandes em seu perfil no Twitter.
A leitura da CPMI deve acontecer na quarta-feira 26, às 12 horas, durante a primeira sessão do Congresso Nacional.
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo federal com quem destruiu prédios públicos.
Fonte: Revista Oeste


![[Meio Ambiente] Micro e nanoplásticos contaminam água, ar e alimentos](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Sem-titulo-1-350x250.jpg)
![[Itália] Brasil faz história na Marmomac com hall exclusivo e forte presença institucional](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Abertura-Marmomac-e-Espaco-Its-Natural-1_Easy-Resize.com_-350x250.jpg)




