Meninos a partir de 9 anos, agora, podem ser vacinados contra o Papilomavirus humano (HPV 4). A redução da idade inicial foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta segunda (19). Antes, o imunizante era autorizado para garotos de 11 a 14 anos.
Em Cachoeiro, a dose já está sendo aplicada em salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Para a imunização, os responsáveis devem apresentar levar documento pessoal, o cartão do SUS e o cartão de vacina das criança ou adolescente.
A ampliação da oferta das doses se deve, principalmente, às evidências científicas do impacto positivo da vacina na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV, como câncer de colo do útero, vulva e vagina; câncer peniano e cânceres orofaringe e anal.
A vacina HPV quadrivalente também deve ser tomada por meninas de 9 a 14 anos. Tanto para elas quanto para eles, é administrada em duas doses.
Outros públicos-alvo são homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Em todos esses casos, a vacina é administrada em três doses.