Essa semana foi movimentada a nível mundial. Ainda bem, pois quando é apenas a nível nacional dá até medo. Tivemos o atentado ao candidato americano, as decisões da eurocopa, a Copa América, e ontem fomos surpreendidos por um apagão cibernético em escala mundial que causou transtornos nos transportes, principalmente nos aeroportos, hospitais e outras tantas atividades que dependem de sistemas operacionais que usam serviços da Microsoft.
Lembrei, então, de alguns apagões que aconteceram ou foram previstos para acontecer nesse nosso Brasil varonil. Em 1999 aconteceu o apagão energético que deixou no escuro onze estados e o vizinho Paraguai causado pela escassez de chuvas. Foi o maior, até ser superado por outro em 2009.
Mas o que bombou mesmo foi a previsão de um apagão na virada do milênio, que prometia o caos a nível mundial, com catástrofes inimagináveis, as quais nem o brasileiro que tem um jeitinho pra tudo escaparia. Pura lorota, mas que foi uma loucura, isso foi.
Todos esses fenômenos, alguns previstos por astrônomos modenos, outros previstos até pelo Nostradamus, anunciavam explosões solares que poderiam afetar sistemas operacionais por todo o mundo.
Eu, de minha parte, constatei esta semana um apagão na pracinha frente minha casa, que há uma semana está no escuro com quatro lâmpadas queimadas sem que a prefeitura ou a responsável pela iluminação pública que pagamos todos os meses tome qualquer providência. Acabei colocando na conta desse apagão mundial, para não ficar sem alguém pra por a culpa.
Ah…que memória….claro que ano passado tivemos o apagão do Botafogo que estava com as duas mãos na taça do campeonato brasileiro e deixou escapar nas últimas rodadas.
Só me resta agora esperar que na política aqui em Cachoeiro esse ano o povo não dê um apagão na hora de votar, pois precisamos escolher melhor nossos representantes para administrar nossa ultimamente tão apagada Cachoeiro….