Desde criança, como a maioria delas, eu gostava de futebol e quando era possível sempre jogando com uma bola de borracha em uma época que campinhos existiam por todos os cantos (diferente de hoje) e criança não precisava de escolinhas para aprender a jogar bola.
Dia desses, passei por um terreno baldio e várias crianças jogavam futebol numa gritaria danada. Até aí nada demais, a não ser o fato de haver um grande caminhão estacionado no meio do campo.
Pensam que isso atrapalhou as crianças? Erraram, pois os guris desviavam do trambolho, tabelavam com ele, davam um balãozinho nele, jogavam a bola entre as pernas (pneus) do monstro, tipo uma “caneta”, drible comum entre os boleiros e pegavam do outro lado rumo ao gol.
O gol eram duas sandálias de borracha e só valiam bolas rasteiras, pois ainda não tinham o VAR e os lances duvidosos eram decididos no grito, onde quem gritava mais alto sempre tinha razão. Parecia um pouco com os debates políticos de hoje.
O dono do caminhão eu não vi mas, com certeza, a brincadeira de criança dele era um carrinho de madeira puxado por um barbante.
Ôh saudade….