Há mais de 70 anos atribuiu-se ao físico alemão Albert Einstein a famosa frase: “Não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será travada, mas a Quarta será com paus e pedras”.
Busquei nos livros de história e encontrei guerras famosas nas quais foram usados os mais diversos meios de matar. Espadas, flechas, lanças, venenos, queixada de jumentos, pedras, fogo, pólvora, canhões, foguetes, mísseis, ogivas nucleares e outros tantos artefatos. E isto foi apenas um pouco do que encontrei.
Podemos ver em nossos dias uma evolução na arte de matar. Dia desses uma bomba apenas matou mais de uma centena de perigosas crianças. Por outro lado, mesmo com muito esforço dos cientistas, para inúmeras doenças ainda não foram descobertos os tratamentos ou a cura.
Também estive lendo que em poucos dias dessa guerra estúpida no Oriente Médio, bilhões já foram gastos. Acredito que parte dessa grana foi retirada do orçamento das pesquisas da área da saúde e da educação (talvez mais da educação), imagino que para continuar produzindo ignorantes que defendem a guerra como solução das diferenças.
Voltei a pensar nas pedras lendo a Bíblia, que é tão usada para defender essas ideias violentas e atrasadas e qual não foi minha surpresa ao ver no Antigo e no Novo Testamento ideias que defendiam o apedrejamento como forma de fazer cumprir as leis, seja para educar os filhos (acreditem) e também para punir as mulheres acusadas de adultério (Jo 8,1-11), como se o adultério pudesse ser cometido sem a participação do homem.
E pra não passar em branco, também ameaçaram apedrejar Jesus (Jo 8,59), talvez para mostrar como Einstein tinha uma certa dose de razão, ao prever as armas a serem usadas no próximo conflito entre nossos sábios governantes.
Voltando às pedras, temos que ter cuidados ao expor esses temas para a nossa sociedade, justamente por causa das pedradas. Pedreira isso né?











