No passado havia uma máxima de que todo mundo era técnico de futebol em potencial, pois nas discussões todos tinham a solução para os problemas de seus times. Hoje essa máxima se estendeu a quase tudo porque, com o evento das redes sociais, todos entendem dos mais variados assuntos. Tanto que eu, pra não perder a viagem e passar por desinformado, tenho também os meus achismos.
Essa semana assisti quase tudo das Olimpíadas de Paris e, pasmem, estou perito em skate, marcha atlética, ginástica, tênis de quadra e mesa, voleibol de quadra e praia, canoagem, lançamento de dardo, arco e flecha e outros que eu nem sabia que eram esportes.
Minha esposa ri de mim por causa dos meus comentários. Até ela, que não acompanha esportes, percebe os disparates que digo em voz alta quando algum brasileiro é eliminado da competição, como aconteceu agora com a dupla da canoagem que gastou todas as forças nas classificatórias e não teve gás suficiente pra ganhar a tão sonhada medalha na grande final.
Graças a Deus, a Rebeca Andrade tem salvado um pouco de nossa honra com atuações incríveis, distribuindo saltos carpados, grupados, aéreos, estendidos, twists e não sei mais quantos tipos de saltos. A menininha Rayssa também incluiu no meu vocabulário esportivo um monte de flips, fakies, backside, frontside e outras estripolias que parecem até obra de vídeo games.
Para que vocês tenham uma ideia da coisa, tenho dado uns pitacos até na canoagem, pois uma moça brasileira despencou por um despenhadeiro d’água várias vezes em um dia e no final ficou apenas com o quarto lugar, me levando a chamar os juízes de ladrões, todos eles.
O mesmo aconteceu com o surf, onde um bendito de um mar só trazia ondas para os gringos e deixava os brasileiros sem poder surfar….Netuno deve ser gringo, mas Deus com certeza é brasileiro e levou nossa seleção feminina de futebol para disputar o ouro mesmo aos trancos e barrancos e com pouca gente acreditando.
Por fim, fiquei sem entender por que não escolheram um indígena para jogar aquelas lanças, (minha esposa me explicou que eram dardos, não lanças). Mesmo assim, vamos disputar medalha, seja jogando lanças, lançando dardos ou vice versa, lá pelas terras de Napoleão.
E viva o Brasil de todos os esportes, porque aqui na capital secreta, a política é o que mais tem atraído a atenção dos noticiários com a definição dos candidatos para as próximas eleições…