A morte de uma cadela em Cariacica Sede foi tema de discurso da deputada Janete de Sá (PSB) na sessão desta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa (Ales). O animal levou dois tiros na noite do último sábado (6), foi resgatado no domingo (7) pela manhã e encaminhado para uma clínica veterinária, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.
“Era um animal sem raça definida, parecia um pitbull, mas não era. Foi alvejado com dois tiros em Cariacica, ficou agonizando a noite toda, pela manhã foi socorrido pela Gerência de Bem-Estar Animal do município, conduzido para uma clínica credenciada, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito”, lamentou.
Canais para denúncias
Janete falou que quem tiver informações sobre o autor do crime pode entrar em contato com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos contra os Animais do Legislativo estadual, presidida por ela. Os canais para denúncias são o whastsapp (27) 99816-2788 e o telefone fixo (27) 3382-3513. Tem também o e-mail defesadosanimaises@gmail.com.
“Estamos pedindo às pessoas que souberem quem foi que praticou esse crime cruel, que entre em contato com a CPI para denunciar e a gente identificar o autor dessa maldade contra um animal indefeso”, ressaltou.
Acumuladores
Ela ainda disse que apresentou um projeto para combater os chamados “acumuladores”, pessoas que possuem muitos animais domésticos, mas que não têm condições de mantê-los em condições dignas. Segundo a parlamentar, muitos desses acumuladores são diagnosticados com quadros de saúde mental.
“Não é um caso de amor, mas de maus-tratos. São pessoas com problemas neurológicos, psiquiátricos e psicológicos, que vão acumulando sem dar condição adequada para os animais, sem alimentação, sem vacinação e muitas vezes um contamina o outro, ou tem brigas entre eles por serem territorialistas. Se é gato e tiver esporotricose, contamina todos os outros”, alertou.
De acordo com a parlamentar, a CPI está fazendo um trabalho investigativo de fiscalização junto aos acumuladores. “Precisamos da ajuda das pessoas, do governo, da proteção animal e, principalmente, dos municípios para a gente absorver esses animais dos acumuladores. Muitas vezes eles somem das ruas, mas estão em condições piores com essas pessoas”, frisou.
Cinomose
Outro ponto do discurso de Janete abordou o surto de cinomose em diversos municípios capixabas. A doença contagiosa afeta cães e pode levar à morte. Ela contou que o Estado adquiriu 15 mil vacinas, já deu início à imunização dos animais, e aguarda a entrega de outras 10 mil doses.
“Muqui, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Pavão são os municípios onde as ocorrências surgiram. Vamos fazer um bloqueio em torno desses municípios, tendo em vista que os animais de rua transitam em busca de alimentos e acabam contaminando outros animais. Essa doença veio de maneira agressiva e mata rapidamente”, advertiu.
Militares
O deputado Coronel Weliton (PRD) usou seu tempo para fazer uma série de reivindicações para os militares capixabas. Uma delas foi a oferta do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) de forma virtual, para ajudar os militares que atuam no interior, especialmente, as mulheres.
“Esse curso teria viabilidade total para evitar o deslocamento do interior para a Grande Vitória. (…) As policiais femininas, além dessas dificuldades, têm as responsabilidades com os filhos. Diversas profissionais têm deixado de participar dos cursos, que são do interesse do servidor, mas também do estado. (…) Há uma necessidade de fazer essa adaptação para a tecnologia”, cobrou.
Ele ainda pediu que nas unidades operacionais e administrativas dos militares seja disponibilizado espaço para as policiais que são mães possam amamentar seus filhos adequadamente, a construção de mais unidades no sul do Estado e o envio para a Ales, por parte do Executivo estadual, de proposta de reforma administrativa dos militares.
![[Ales] Dados reforçam a importância de medidas de proteção aos animais](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/08/CPI-Maus-tratos-animais-cachorro.jpg)


![[Estado] Governo anuncia R$ 6,7 milhões para o Carnaval Capixaba e assina Termo de Fomento com a LIESGE](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgdgssd-350x250.jpg)




