O deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço (DEM) usou suas redes sociais para denunciar a superlotação nos presídios do Espírito Santo. Segundo deputado, o número de internos no sistema prisional supera os 100% da capacidade das unidades.
Para tratar do assunto e colher sugestões para a melhoria do sistema, Ferraço pretende realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Ales).
“Como membro da Comissão de Segurança da ALES, visando discutirmos propostas e ações viáveis para solucionar tão grave problema, em outubro do ano passado, solicitei à Comissão a organização de uma audiência pública sobre o tema, evento que deve contar, principalmente, com as presenças dos secretários de Justiça e de Segurança Pública do ES” – publicou o deputado.
Na última segunda-feira (07), Theodorico Ferraço renovou a solicitação da audiência.
Hoje (07/02), renovei novamente minha solicitação, agravada pelo ocorrido no Presídio Agrícola (PAES), no último dia 01/02, quando, segundo a SEJUS, 119 presos iniciaram um tumulto, após não cumprirem procedimentos de rotina, sendo os mesmos transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima I” – completou.
O deputado cita ainda artigo publicado pelo ex-secretário estadual de Justiça, Henrique Hekenhoff, no jornal A Gazeta, no último domingo (06).
“Concordo plenamente com a afirmação de que “o sistema carcerário no Estado é vulcão prestes a entrar em erupção”, feita pelo ex-secretário de Justiça do ES, dr. Henrique Herkenhoff”.