O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), esteve em Mimoso do Sul, uma das 13 cidades que sofreram com o impacto das fortes chuvas que caíram no dia 22 de março. Ele saiu impressionado e comovido com o que viu no local.
“A situação é realmente dramática! Só quem foi até lá consegue ter a dimensão do tamanho da destruição. O cenário é de guerra com ruas completamente destruídas”, disse Gandini, que levou cestas básicas para moradores na última quinta-feira (4).
Segundo o parlamentar, ainda é grande o número de famílias que estão atônitas, tentando minimizar os prejuízos, mesmo 13 dias após o desastre ambiental.
“O Governo do Estado está fazendo a sua parte, mas é preciso ainda muito apoio de toda a sociedade capixaba. Há muita coisa a ser feita, para que os nossos irmãos do sul voltem à vida normal”, declarou o deputado.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Washington Dias, informou que a procura é maior por água, gêneros alimentícios e higiênicos.
Segundo a Defesa Civil, até o momento foram verificadas 18 mortes em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. Uma pessoa ainda está desaparecida.
“Nós precisamos continuar ajudando. A solidariedade do povo capixaba é o nosso bem mais precioso”, defendeu o deputado Gandini (PSD).
PROFESSORA
O parlamentar relatou que o caso da professora Marilene Diniz, de 66 anos, tocou o seu coração.
“Com lágrimas nos olhos, ela (Marilene) me relatou que perdeu tudo e agora luta para reconstruir a sua casa, que foi inundada. Pense você qual é dor de quem perdeu todos os seus móveis da noite para o dia e agora, ao olhar para o lado, só vê a destruição”, declarou.
A Assembleia Legislativa, em parceria com Tribunal de Justiça (TJ-ES), Ministério Público (MP-ES), Tribunal de Contas (TC-ES) e Defensoria Pública (DP-ES), está promovendo campanha de arrecadação de alimentos, água mineral, cobertores, kits de limpeza e higiene pessoal.
As doações podem ser deixadas no prédio do Legislativo, na Enseada do Suá, em Vitória, das 7h às 19h.