A conscientização tem um papel decisivo para se entender a importância da sustentabilidade. Com esse intuito, o Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais da EDP, lançou o Desafio Comunidades Sustentáveis. A iniciativa busca impactar mais de 207 comunidades nas áreas de concessão nos Estados de São Paulo e Espírito Santo beneficiando cerca de 15.000 pessoas. As inscrições estão foram prorrogadas até o dia 30/09 e quem tiver interesse pode se cadastrar pelo site: https://www.lys.academy/edp/link.php
A dinâmica envolverá uma gincana com a população participante e o tema escolhido será “Resíduos”. Os líderes comunitários receberão conteúdos educativos em módulos e compartilharão com o restante de seu grupo: “Introdução ao tema e à problemática do lixo”, “Resíduos Recicláveis”, “Resíduos Orgânicos” e “Outros Resíduos”. Em cada etapa, haverá um desafio para as comunidades, que receberão pontuações de acordo com seu desempenho. Ao final do desafio, o grupo com maior pontuação receberá uma premiação: uma benfeitoria na comunidade.
Por meio das atividades, o Instituto EDP visa fortalecer, engajar, aproximar os clientes e disseminar conteúdos sociais e ambientais para as comunidades em geral. A elaboração do Desafio Comunidades Sustentáveis, bem como a definição sobre os conteúdos e dinâmica de participação foram definidos após uma pesquisa realizada previamente junto a lideranças comunitárias.
“Acreditamos que nosso compromisso com o ESG vai além de nossos muros e de nosso negócio. Por conta disso, já realizamos há vários anos projetos e ações voltados ao relacionamento com o cliente e de responsabilidade socioambiental. O Desafio Comunidades Sustentáveis surge com o intuito de reforçar esse trabalho e proporcionar conscientização acerca de temáticas importantes no dia a dia das pessoas, como a gestão de resíduos”, explica Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.
Relacionamento com a comunidade
A EDP Brasil busca de forma contínua a cooperação e o diálogo com as comunidades para garantir o desenvolvimento sustentável da companhia. A principal plataforma de relacionamento é o Instituto EDP, que contribui para a inclusão social, qualidade de vida e bem-estar das localidades onde a EDP atua.
Por meio de programas que promovem acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação, o Instituto EDP vem cumprindo e atendendo seu propósito. A atuação ocorre por meio de pilares como: Educação Inclusiva, Transição Justa, Sociedade Saudável e Cultura Transformadora.
Sobre o IEDP
Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 450 programas espalhados por todo o País. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 400 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.