As famílias desalojadas por determinação da Justiça, no bairro Maraguá, próximo ao balneário de Itaipava, serão abrigadas no Ginásio Waldir Alves, na sede do município. A informação foi passada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim no final da tarde desta terça-feira (22).
Segundo a Prefeitura, que a princípio havia escolhido dois ginásios em Itaipava para receber os desalojados, alguns alunos que perderam suas residências estudam na Escola Narciso Araújo, na sede do município. Daí a opção por transferir as famílias para um local mais próximo de onde as crianças estudam.
Aqueles que necessitarem de transferência escolar, ainda de acordo com a Prefeitura, devem seguir as orientações da Secretaria Municipal de Educação (ver passo a passo abaixo).
Tropa de Choque
A retirada das famílias do local envolve uma grande operação da Polícia Militar, que teve início na manhã desta terça-feira (22) e deve prosseguir nos próximos dias. Foi necessário o apoio da Tropa de Choque da corporação para remoção das pessoas de suas residências.
As casas foram construídas em área pertencente à empresa Apoio Distribuidora Agrícola LTDA, que tem projeto para construir um porto no local (Itaoca Offshore). A invasão levou a empresa a reivindicar a devolução do terreno pela via judicial. Após alguns anos de tramitação do processo, o desfecho foi desfavorável às famílias invasoras.
As construções estão sendo derrubadas por máquinas pesadas que estão a serviço da Justiça (Estado). São cerca de 70 moradias, localizadas à margem da Rodovia do Sol, entre o Pontal (Marataízes) e o distrito de Itaipava.
A previsão inicial é de que a operação dure três dias, mas, ainda segundo a Prefeitura, pode terminar antes, dada a evolução rápida dos trabalhos.
Veja o passo a passo para a transferência de escola sugerido pela Prefeitura:
1º passo: Ir à escola mais próxima e ver se tem a vaga. (Observação: Se for no município de Itapemirim e na mesma não tiver a vaga, os responsáveis deverão procurar a Secretaria Municipal de Educação – Vila do Itapemirim – Praça Domingos José Martins, antigo Narciso Araújo).
2º passo: Ir à escola atual e pegar a transferência, caso já tenha conseguido a vaga.
3º passo: Levar os documentos (certidão, cartão sus, cartão vacina, comprovante residência) e a transferência para escola em que o aluno será matriculado.
Horário de funcionamento das escolas: De 7h as 17h
OBS: O Ginásio Waldir Alves fica próximo à escola Narciso Araújo, desta forma quem for ficar no abrigo não vai precisar, neste momento, de transferência.