sexta-feira, 1 julho, 2022
Portal de Notícias 24 Horas
No Result
Resultado da Busca
  • INÍCIO
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • COLUNISTAS
  • EDITORIAS
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • RELIGIÃO
    • EMPREGO
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ARTIGOS / OPINIÃO
    • ENTRETENIMENTO
    • PUBLICIDADE LEGAL
  • INÍCIO
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • COLUNISTAS
  • EDITORIAS
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • RELIGIÃO
    • EMPREGO
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ARTIGOS / OPINIÃO
    • ENTRETENIMENTO
    • PUBLICIDADE LEGAL
No Result
Resultado da Busca
No Result
Resultado da Busca

“Desglobalização”: uma tendência para a indústria de alimentos e bebidas?

20 de maio, 2022
“Desglobalização”: uma tendência para a indústria de alimentos e bebidas?

Crédito Divulgação /Internautas

C O M P A R T I L H E

*por Maurício Godinho

O conceito presente na terminologia VUCA — do inglês volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade — criada e utilizada no período pós-guerra, na década de 1990, parece ter voltado com toda força desde o início da pandemia da covid-19, que completou dois anos em março. Novas instabilidades e incertezas fazem parte da realidade atual, tais como o aumento do preço do barril do petróleo, a escassez de diversos insumos, como embalagens no mercado global e falta de vidro para bebidas no Brasil. Esses fatores levantam questionamentos sobre disponibilidade e, por conseguinte, provável aumento considerável nos preços futuros de trigo, milho e até de fertilizantes. A indústria de alimentos e bebidas, então, se vê forçada a repensar a globalização alcançada nas últimas décadas como uma questão de sobrevivência para o futuro próximo.

O estudo da KPMG “Consumidores e a Nova Realidade” analisou as respostas de mais de 12 mil entrevistados em todo o mundo, incluindo o Brasil, e apontou que o consumidor está mais seletivo e rigoroso nas escolhas de marcas, privilegiando aquelas cujos valores se alinham às expectativas pessoais. Entre as três maiores tendências — representando 41% dos respondentes — está o atributo “confiança na marca”. A escolha de marcas pelo consumidor demonstra atenção a atributos correlacionados a práticas sustentáveis e de menor impacto ao meio-ambiente e à sociedade, tais como uma maior atenção às marcas que desenvolvem e priorizam comunidades locais versus globais.

Assim sendo, grandes marcas de alimentos de bebidas passaram a se deparar com consumidores cada vez mais conscientes sobre questões sociais, de meio-ambiente e de governança, resistentes às cadeias de suprimentos globais. Além disto, têm também se deparado com o aumento consecutivo de projeção de inflação para matérias-primas importantes além do impacto no transporte desses suprimentos em função do considerável aumento do valor do barril de petróleo no mercado internacional. Essas limitações impostas para transporte e logística já estão afetando as perspectivas de ampliação de preços para o consumidor final, representando um importante limite de acesso a diversos itens no mundo todo.

Com o aumento dos preços e menor disponibilidade de matérias-primas essenciais, a migração de recursos e insumos disponíveis localmente, como descrito em seguida, para o acesso privilegiado de recursos disponíveis localmente tende a se transformar em, praticamente, uma questão de sobrevivência para a indústria de alimentos e bebidas no mundo todo. No Brasil, por exemplo, esse setor já sofria com pressões diversas. Agora, provavelmente, passará pela adaptação de ingredientes para tentar amenizar o aumento de custos e acesso aos demais itens, fortalecendo-se o sortimento às comunidades locais ou mais próximas. O fato é que grande parte das matérias-primas utilizadas pela indústria é considerada uma commodity e segue preços ditados pelo mercado.

Porém, já sabemos que os impactos ao planeta parecem ser mitigados quando uma indústria é capaz de reduzir transportes de longa distância e de privilegiar comunidades locais. Nesses casos, as práticas de ESG (do inglês meio ambiente, social e governança) parecem estar em sintonia com opções locais versus globais, quando pensamos em menor impacto ao meio ambiente (redução de emissão de gases de efeito estufa ao reduzir deslocamentos, por exemplo), além de questões sociais como geração de renda e desenvolvimento local, dentre muitas outras.

Além disso, já podemos observar iniciativas mais sustentáveis da indústria, tais como, produtos que têm origem nas plantas (plant-based) e que utilizam inteligência artificial e análise de dados sensoriais para imitar ingredientes de base animal, com disponibilidade local privilegiando essas ofertas. Sabe-se que um ingrediente a base de plantas locais quando utilizado para substituir um insumo commoditizado e de origem animal, muitas vezes proveniente de cadeias de suprimento globais, são menos poluentes, mais saudáveis além de proteger a fauna e flora de importantes ecossistemas — geralmente a prática “plant-based” privilegia insumos oriundos de agricultura regenerativa e ecologicamente responsáveis.

Consumidores estão cada vez mais atentos às questões globais e aos posicionamentos das marcas. As cadeias de suprimento voláteis e desafios da agenda ESG parecem forçar uma reinvenção das indústrias de alimentos e bebidas para uma nova realidade, mesmo que ela ainda esteja em construção, após as notícias recentes deste mundo VUCA.

As indústrias capazes de revisitar internamente portfólios de produtos e marcas, adaptando a cadeia de suprimentos e de valor às demandas das comunidades e ofertas locais, estarão em posição de, possivelmente, reduzir o impacto ao meio ambiente e à sociedade. Elas terão, provavelmente, vantagens competitivas e importantes, sob o ponto de vista de proposta de marca, bem como mitigação de custos e melhoria de margens de lucro, possibilitando um melhor posicionamento de preços aos consumidores finais no mercado em que atuam.

A “desglobalização” mostra-se uma tendência cada vez mais próxima da realidade, graças às revisões na cadeia de suprimentos e de valor parecem se tornar um imperativo para a sobrevivência futura de diversos negócios de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Fato que a globalização de muitos itens continuará existindo para poder suprir determinados mercados consumidores que não os produzem, porém, cada vez mais, marcas que privilegiam comunidades locais terão a preferência de consumidores de novas gerações.

*Maurício Godinho é sócio-líder do segmento de Alimentos e Bebidas da KPMG no Brasil.

Postagem anterior

Projeto patrocinado pela Funarte enaltece olhares dos caminhos de Alegre em Exposição Fotográfica Virtual

Próxima postagem

BRK leva reflexão sobre a importância da água para o muro do CT do Estrela

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[Anchieta] Shows animam Festa de São Pedro no fim de semana

[Anchieta] Shows animam Festa de São Pedro no fim de semana

1 de julho, 2022
Obra de contenção com geocomposto avança em Cachoeiro-ES

Obra de contenção com geocomposto avança em Cachoeiro-ES

1 de julho, 2022
Assintomáticos que queiram fazer testagem precisam agendar exame em Presidente Kennedy-ES

Assintomáticos que queiram fazer testagem precisam agendar exame em Presidente Kennedy-ES

1 de julho, 2022
MEI

Prazo para entregar declaração anual de MEI encerra nesta quinta-feira (30)

30 de junho, 2022
Cadeira de rodas

Cachoeiro recebe cadeiras de rodas para projeto de basquete adaptado

30 de junho, 2022

As principais notícias do Espírito Santo e do mundo ao seu alcance!

  • Termos e Condições de Uso
  • Privacidade
  • FALE CONOSCO

© 2014 - 2022 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS

No Result
Resultado da Busca
  • INÍCIO
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • CULTURA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • COLUNISTAS
  • EDITORIAS
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • RELIGIÃO
    • EMPREGO
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ARTIGOS / OPINIÃO
    • ENTRETENIMENTO
    • PUBLICIDADE LEGAL

© 2014 - 2022 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Sobre os CookiesREJEITAR
Privacidade e Cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SAVE & ACCEPT

Add New Playlist