O diretor e roteirista capixaba, Renan Amaral, começa a gravar esta semana o curta-metragem “Desterro”, com cenas que se passam em Cachoeiro de Itapemirim. Desterro é um projeto contemplado pelo edital Funcultura 2021, através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.
O roteiro do curta foi escrito e será dirigido pelo próprio Renan, que é formado em cinema e vídeo, com especialização em direção cinematográfica em Madrid, na Espanha. Ele também possui pós-graduação em Escrita Criativa pelo Nespe.
Renan é criador e diretor da Série Valerianas, que ganhou prêmios de melhor direção, melhor série e melhor elenco em festivais no Brasil e pelo mundo. Além disso, roteirizou e dirigiu a websérie “Sala De Espera”, contemplada pela Lei Aldir Blanc, também pela Secult. Ambos os projetos se encontram disponíveis no Youtube.
Atualmente, Renan está lançando seu novo curta metragem “O Poético Fim das Mulheres que Amei”. Também se encontra em fase de pós-produção seu primeiro longa-metragem, intitulado “Três”, rodado na Itália em abril de 2023.
“Desterro”
Desterro será gravado em Cachoeiro, entre os dias 8 e 11 de junho. O curta conta a história das irmãs Carmem e Alice, que se reencontram quando a mãe morre, após anos de afastamento.
Enquanto organizam os pertences da mãe, com a ajuda de Helena, uma freira e amiga da família, as mágoas e os segredos do passado são desenterrados. O que parecia um reencontro, torna-se a libertação dessas mulheres que sofreram censuras, tanto sociais quanto auto impostas.
O curta metragem tem previsão de lançamento para o próximo mês de outubro, com exibição do filme e debate com os realizadores do projeto, a ser realizado também em Cachoeiro, em data ainda a ser agendada.