Sete presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Viana-ES, na Grande Vitória, na manhã de ontem, quinta-feira (13). Um deles foi recapturado por policiais penais da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). Segundo a polícia, para se disfarçar e conseguirem fugir, eles pegaram roupas que estavam em um varal de uma casa na região.
A polícia informou ainda que as buscas continuam até que todos os detentos sejam recapturados. Segundo os policiais, os detentos fugiram enquanto estava trabalhando na penitenciária.
“Por volta das 10h30, um servidor que fazia esse acompanhamento sentiu, percebeu a ausência desses presos, e reportou a informação ao Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social). O Ciodes imediatamente reportou essa informação para as viaturas de busca e recaptura da Derp (Divisão de Escolta e Recaptura Policial)”, explicou o Policial penal, Weleson Vieira de Souza.
Buscas foram realizadas em várias regiões de Viana. De acordo com a polícia, os detentos foram até o bairro Nova Viana, que fica a cerca de três quilômetros e meio do presídio, e pegaram roupa do varal de uma casa para tentar fugir sem chamar tanta a atenção.
“Um morador da região informou para nós que eles passaram, pediram água e pegaram roupas do varal. Prova disso, inclusive, é que esse foi encontrado de calça jeans. Já não estava mais com o uniforme do presídio e estava só de calça jeans”, disse o policial.
O detendo recapturado durante a tarde foi João Vitor Nunes Neto, de 21 anos. Ele já tinha trocado de roupa e estava escondido na mata.
“No momento da recaptura dele, ele se encontrava com mais dois. Os dois conseguiram evadir-se da equipe. Porém, a equipe percebeu a movimentação de animais na região, o que chamou a atenção. Ao verificar numa região de mato, ali encontrou esse preso deitado, usando uma calça jeans e sem camisa”, contou o policial.
Todos os detentos que fugiram são do regime semiaberto, aqueles que podem sair da prisão para trabalhar.
Depois de recapturados, provavelmente eles ficarão em regime fechado. Os seis que ainda estão foragidos são: Thalisson Reis da Rocha, André Leite Cristino, Gabriel Gomes da Silva, Douglas Tavares Candeias, Fabrício dos Santos Alves de Souza e Diogo Augusto Costa de Paulo.
“A população deve informar via 190 ou 181 as informações referentes a esse presos e as nossa equipes de inteligência também vão começar o trabalho para lograr êxito na recaptura desses indivíduos”, finalizou o policial.
fonte/foto: site g1