O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou um novo canal de atendimento on-line para os serviços voltados para os condutores. O ‘Fale com a Habilitação’ vai facilitar o contato com o órgão para esclarecer dúvidas dos cidadãos relacionadas à área.
Para fazer o contato e esclarecer a sua dúvida, o cidadão deverá acessar o serviço ‘Fale com a Habilitação’ na área de Habilitação e enviar uma mensagem por meio do aplicativo Telegram, que pode ser baixado gratuitamente no celular ou no computador. Ele receberá uma mensagem automática com os serviços disponíveis e, após selecionar a opção desejada, receberá outra mensagem com orientações e o link para o serviço on-line ou o contato da área específica que poderá atendê-lo.
O diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran|ES, Marcus Perozini, explica que a maioria dos serviços pode ser feita pelo condutor de forma on-line e o novo canal de atendimento pode ser utilizado para o cidadão esclarecer suas dúvidas. “Nós oferecemos diversos serviços on-line que o cidadão pode realizar direto no site de forma fácil e rápida. O ‘Fale com a Habilitação’ vem para facilitar a vida do condutor. É uma forma de atender o usuário de maneira mais próxima e orientá-lo a como realizar um serviço ou direcioná-lo para a área responsável pelo atendimento”, disse.
O Detran|ES oferece cerca de 25 serviços on-line da área de Habilitação como 2ª via de CNH, CNH definitiva, abertura de processo de Renovação, alteração de endereço, agendamento de exames teóricos, certidão de prontuário, consulta de pontuação, Permissão Internacional para Dirigir (PID), emissão de Nada Consta, credencial de estacionamento, entre outros. O site também disponibiliza serviços on-line de Veículos e Infrações, totalizando cerca de 60 serviços digitais que podem ser feitos sem a necessidade de se dirigir a uma unidade presencialmente.