Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura de 149 mulheres presas em razão dos atos de vandalismo de 8 de janeiro. Elas estão na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF).
Ainda assim, Moraes negou 61 pedidos de liberdade para mulheres. De acordo com o site “O Antagonista”, a decisão ocorreu em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal aguarda a notificação oficial para a soltura. Os registros da pasta, mostram que 225 prisioneiras continuam na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), em razão dos atos de 8 de janeiro. Ou seja: mesmo depois da soltura de hoje, restaram 76 presas.
Um comunicado do STF afirma que as 149 mulheres que serão soltas ainda vão responder por incitação ao crime e associação criminosa. Em caso de condenação, as penas podem chegar a três anos e meio de prisão.
Além das mulheres, existem 467 homens que continuam presos pelas manifestações de 8 de janeiro. De acordo com o governo do Distrito Federal, 1.398 pessoas foram presas, em decorrência desses atos. Assim, 706 foram soltas. Além disso, 686 seguem com tornozeleira eletrônica.
Fonte Revista Oeste