Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, são mais de oitenta e três mil clientes que têm a vida diariamente impactada pelos serviços de água e esgoto de qualidade prestados pela BRK. No Brasil, a concessionária está presente em mais de 100 municípios, em 13 estados brasileiros, proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento local para mais de 16 milhões de pessoas.
No Dia do Cliente, celebrado nesta quinta-feira, 15 de setembro, a BRK reforça o seu compromisso diário com as pessoas, a entrega de serviços de qualidade e o cuidado no relacionamento com os clientes. A concessionária também traz relatos que motivam e engajam o seu time de funcionários, de todos os setores, a desempenharem as suas atividades tendo o cliente como centro do negócio.
“A construção de um bom relacionamento entre empresa e cliente requer um trabalho permanente, com o compromisso e a dedicação de cada funcionário que integra o time BRK. Cada profissional da nossa equipe está comprometido com a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, buscando soluções ágeis para criar um patamar de experiência em serviços, de modo a transformar cada interação em uma relação duradoura”, ressalta Roberland Fabre de Mello, gerente comercial da BRK Cachoeiro.
A advogada Kamille Pinheiro Storck, que é moradora do Centro de Cachoeiro, foi impactada pelos mecanismos de atendimento e de comunicação mais ágeis promovidos pela BRK. Ela conta que, nos últimos anos, passou a utilizar os serviços digitais da empresa com mais frequência. “Eu utilizava bastante o site e atualmente tenho priorizado o WhatsApp, que é muito rápido. Geralmente, em menos de dois minutos, eu consigo resolver o que preciso. Os funcionários também são muito solícitos, e hoje a BRK disponibiliza mais serviços por esses canais, o que facilita bastante”, afirma.
Além da recepção presencial no Atendimento ao Cliente, na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK disponibiliza atendimentos via agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br); por meio do WhatsApp (11 99988-0001); pelo e-mail [email protected]; via Chat; pelo autoatendimento por meio de Totens; pelo telefone gratuito 0800 771 0001 e pelo Facebook (facebook.com.br/brk.ambiental).
Para Roberland Fabre de Mello, a empresa está em um novo momento, com objetivos que vão muito além da eficiência operacional. Além de ampliar e aperfeiçoar os canais de atendimento, a concessionária também investiu em capacitações e ferramentas de atendimento e de comunicação por meio de treinamentos de líderes e da implantação de sistemas CRM e Field Service, que são referência na gestão do relacionamento com os clientes e no gerenciamento de serviço de campo (serviços comerciais e operacionais).
Tecnologia e atenção para entregar o melhor serviço
Alinhada com a Estratégia ESG, sigla em inglês para as diretrizes Ambiental, Social e Governança, a BRK mantém o foco em um modelo de negócio resiliente, buscando nos clientes a inspiração para promover um saneamento além do básico. Em Cachoeiro de Itapemirim, a concessionária está, atualmente, com três grandes frentes de obra voltadas para a modernização e a ampliação das redes de esgoto, sendo uma delas no distrito de Vargem Grande de Soturno, o segundo mais populoso e distante 13,5 km da sede do município.
O aposentado José Ribeiro dos Santos, de 64 anos, morador da Rua Manoel Moulais Barbosa, em Soturno, fez a ligação da rede de sua casa à rede pública de esgoto e elogia o trabalho realizado. “O nosso esgoto, assim como o dos vizinhos, era jogado no córrego, que tinha muita sujeira e mau cheiro. Agora, todos estão fazendo suas ligações e já sentimos uma melhoria. A BRK limpou e aplainou a rua e até os mosquitos diminuíram”, afirma José Ribeiro, que é morador da região há quase 40 anos.
O proprietário da Mecânica Vaneli, Carlos Vaneli, cujo estabelecimento fica na região central de Cachoeiro, na altura do bairro IBC, destaca que tem observado a constância da BRK com diferentes iniciativas pela cidade. “Dá para perceber que é uma norma da empresa atender da melhor maneira possível. Já trabalharam em frente ao meu portão principal e fizeram de tudo para não impactar no meu serviço. São cuidadosos com a movimentação e o dia a dia das outras pessoas. O que a gente tem visto é que o progresso está aí”, disse.
Ao mesmo tempo em que moderniza e amplia as redes de água e esgoto de Cachoeiro, a BRK utiliza a tecnologia de diversas formas para fazer a gestão dos serviços, empregando softwares, telemetria, sistema de monitoramento de dados, entre outras ferramentas, que proporcionam mais eficiência operacional e permitem que a empresa atue com um menor tempo de resposta, antecipação de soluções, mapeamento de adversidades operacionais e estratégias de melhorias.
Em 2021, a concessionária registrou o índice de 23,36% de perdas na distribuição de água, número bem abaixo das médias nacional de 40,1% e da média estadual de 38,41%, conforme a pesquisa “Perdas de água potável (2022, ano base 2020): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico no Brasil” – levantamento do Instituto Trata Brasil.