O Dia dos Pais na BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim (ES), foi comemorado nesta quinta-feira, 8 de agosto, com uma ação que sensibilizou e conscientizou os funcionários sobre a importância da paternidade. O evento envolveu todos os profissionais, que participaram de uma palestra com a psicoterapeuta e terapeuta familiar Simaia Baião.
Segundo o diretor da BRK, Marcos Mendanha, o encontro proporcionou um momento de confraternização e ao mesmo tempo de reflexão sobre a figura paterna. A BRK trouxe também neste ano uma campanha com tema sobre segurança. “A mensagem que queremos transmitir é a de que o maior presente que podemos dar aos nossos filhos é voltar para casa em segurança depois de um dia de trabalho”, afirma.
Pai de um menino de 11 anos, o técnico em Segurança do Trabalho Rafael Marin Magnago, de 38 anos, ressalta que a paternidade vai além de ajudar a gerar uma vida. “Significa estar presente na vida do filho, dar afeto, amor e carinho, e buscar ser participativo em todos os momentos, dando exemplo para que nossos filhos sejam melhores que nós”, afirma.
Ele diz ainda que na correria do dia a dia, em que existe a sensação de que tudo é urgente e de que falta tempo para a realização de todas as tarefas, o maior desafio de ser pai é realmente conseguir se fazer presente na vida do filho. “Ser um pai presente não se limita apenas ao sustento financeiro, mas também diz respeito à disponibilidade de afeto, valorização da individualidade da criança e criação de memórias afetivas familiares”, ressalta Rafael.
Na empresa há três anos, o técnico em Segurança do Trabalho afirma que o evento promovido pela BRK para comemorar a data foi proveitoso e marcado pela descontração. “Foi possível enxergar a importância de ser pai por diversos olhares, em uma abordagem que nos proporciona buscar melhorar cada vez mais. Além disso, estar junto com outros pais da empresa foi bem bacana. Foi um ótimo momento com pais que dedicam seu tempo para levar o saneamento para muito além do básico”, conta Rafael Magnago.
Para o encarregado comercial Gleidson Fortunato de Oliveira, de 42 anos, ser pai é uma verdadeira dádiva. “Vejo como um privilégio, um presente de Deus. Um pai deve participar ativamente da vida de seu filho, sejam nos momentos de lazer, de estudos e, principalmente, em sua vida pessoal. Um bom pai deve ser orientador para que o filho seja lapidado e preparado para a vida. Não que será mais fácil, mas o apoio dado fará com que a jornada se torne mais leve e agradável. Ele sentirá que você é um pilar e poderá sempre contar com você em todos os momentos da vida”, afirma.
Gleidson, que tem uma filha de 12 anos, destaca que a adolescente representa a esperança de um futuro melhor. “Quando penso nela, renovo minhas forças para doar muito mais de mim, dando apoio, carinho e amor. E também renovo minhas forças no trabalho porque sei que isso irá influenciar diretamente o seu futuro”, diz.
O evento organizado, segundo ele, foi um sucesso e uma ótima escolha. “Foi perfeito e evidencia como a empresa reconhece seus funcionários como pessoas e não apenas como profissionais, transformando mais a cada dia a concessionária em um ótimo lugar para se trabalhar”, elogia Gleidson, que integra o time da companhia há 17 anos.