Neste domingo (7) é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam o cotidiano da população.
Em Cachoeiro, os recentes avanços na rede de Atenção Básica fortalecem, cada vez mais, os atendimentos para famílias da sede e do interior, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar de toda a comunidade.
No mês de outubro de 2023, o município se destacou entre as cinco maiores cidades do Espírito Santo com os melhores resultados em índices do Ministério da Saúde, que avaliam, principalmente, o atendimento da Atenção Primária.
Para o secretário de Saúde, Alex Wingler, o fortalecimento da rede municipal de saúde de Cachoeiro é fruto de um trabalho conjunto e integrado, com foco em melhorar o atendimento à população e as condições laborais dos servidores que estão, diariamente, em contato com os cidadãos.
“Chegamos no Dia Mundial da Saúde de 2024 com uma rede de Atenção Básica muito mais fortalecida que no último ano, pois os esforços empregados para alcançar esse objetivo são contínuos e executados com planejamento. Hoje, Cachoeiro conta com um conjunto renovado de equipamentos públicos de saúde, mais bem equipados para melhor acolher servidores e pacientes”, destaca.
Entre os principais avanços na reestruturação da rede municipal de Saúde, Wingler destaca a inauguração da Casa Rosa (Unidade de Saúde da Mulher), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nos últimos anos, os bairros Basileia, Ferroviários, São Francisco de Assis e o distrito de Gironda foram contemplados com a inauguração de novas UBS. Atualmente, outras quatro unidades estão em construção nos bairros Agostinho Simonato, Nossa Senhora Aparecida, Luiz Tinoco da Fonseca e Recanto.
Além disso, diversos equipamentos públicos foram reformados e revitalizados, como as unidades de Córrego dos Monos, Itaoca e Vila Rica. No início deste ano, novas obras foram autorizadas, como a reforma e ampliação das UBS do distrito de São Joaquim e Waldir Furtado Amorim, e as reformas da Policlínica Municipal e da UPA do Marbrasa.
“São diversas obras em andamento, muitas delas previstas para serem entregues nos próximos meses, o que irá tornar a nossa rede de atendimento ainda mais robusta e bem equipada”, finaliza o secretário.