Diante dos sofrimentos que a população do Rio Grande do Sul tem passado nas últimas semanas por conta das inundações e desastres no Estado, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma campanha solidária para arrecadar doações de alimentos não perecíveis, água potável, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, além de doações em dinheiro para ajudar nas necessidades dos gaúchos. Um caminhão repleto com donativos do sul do Espírito Santo chegou ao Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul (RS), na última quinta-feira, 30.
“As doações da Diocese de Cachoeiro são muito importantes! Foram muitos materiais de higiene como sabão em pó que ajudarão as pessoas à lavarem suas roupas, vieram também muitas botas que serão úteis na limpeza e proteção dos voluntários, também recebemos carrinhos de mão, pás, enxadas e tantos outros materiais que ajudarão, sobretudo, as pessoas do interior que perderam suas todas suas ferramentas de trabalho. Desde já, agradeço muito por essas doações!” Agradeceu a assistente social, Dieni Berté Schwendler.
Para ajudar as cidades do Rio Grande do Sul, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, através do Vicariato para Ação Social, disponibilizou aos fiéis a chave PIX da Cáritas Diocesana: 07.562.421/0001-55 ou via depósito bancário na conta da Cáritas Diocesana no Banco 756 Sicoob, agência 3260. O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, disse em sua homilia na Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira, 30, em Castelo, “o Rio Grande do Sul precisa da ajuda e das orações de todos nós, pois famílias inteiras, estão desabrigadas, famílias inteiras estão desalojadas e precisam ser neste momento atendidas em suas necessidades básicas”, afirmou.
No dia 10 de maio, após um Comunicado Oficial (1/2024), o bispo convocou todas as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para uma manifestação da caridade por meio da solidariedade e proximidade para com os atingidos pelas enchentes. “Fomos atingidos no sul do Espírito Santo, por fortes chuvas que fizeram sofrer muitas pessoas, recebemos muita ajuda e demonstrações de solidariedade (…) agora é nossa vez de ajudar o Rio Grande do Sul”. O líder da Igreja católica no sul do Espírito Santo, decretou que toda coleta arrecadada nas Celebrações da Eucaristia ou Celebrações ao Redor da Palavra de Deus do domingo, 12 de maio de 2024, fosse destinada às vítimas da enchente.
“Nós ainda divulgaremos os valores detalhados mas, nesta ação, arrecadamos mais de 350 mil reais”, afirmou o religioso.
O bispo também lembrou que, através do presidente do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, as Dioceses do Espírito Santo disponibilizaram uma chave PIX para quem deseja doar diretamente à Cáritas de Santa Catarina (Chave PIX 33.685.686/0010-41).
Doações:
A pastoral da comunicação (PASCOM) do Rio Grande do Sul junto com os voluntários de todas as regiões atingidas pelas fortes chuvas nas cidades do Sul criaram uma plataforma para garantir um recurso confiável e eficaz para facilitar a solidariedade no Estado: AJUDA RS. Segundo os criadores, esta plataforma irá “centralizar informações sobre as necessidades de doações das dioceses, paróquias, comunidades, escolas e demais entidades, simplificando o processo de contribuição para quem deseja ajudar” o Rio Grande do Sul.
Fonte: Diocese de Cachoeiro