No próximo sábado (22), às 15h00, será realizado o lançamento do documentário “Memórias do Mar: A Arte dos Carpinteiros Navais de Marataízes”. A exibição será no Centro de Convivência de Marataízes, às 15h00.
O curta metragem celebra a história da carpintaria naval no município, uma atividade econômica tradicionalmente ligada à pesca e reconhecida em diversas partes do Brasil.
Segundo o historiador Lucas Machado, um dos responsáveis pelo projeto, o documentário é fruto de um trabalho coletivo, que busca resgatar e preservar a memória da arte de construção de embarcações no município. “A ideia surgiu após um evento na Capitania dos Portos, em Vitória, onde foi abordado por um participante que reconheceu as embarcações de Marataízes em qualquer parte do mundo”, destacou.
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital público realizado pela Secretaria de Cultura de Marataízes. Além de Lucas, a equipe conta com a historiadora Laryssa Machado, coordenadora do projeto, e o web-designer Otávio Moreno.
História viva
A carpintaria naval de Marataízes é um valioso patrimônio cultural e histórico, que remonta à época anterior à colonização, com a prática sendo realizada por indígenas, europeus e africanos. Laryssa Machado ressalta a importância de dar visibilidade a esse recorte da história local.
Este é o segundo mini-documentário produzido pela equipe. O primeiro, intitulado “A Gloriosa Festa das Canoas de Marataízes”, foi lançado em 2024 e está disponível na plataforma YouTube.
Serviço:
Data: Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Local: Centro de Convivência de Marataízes