O deputado Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, defendeu investimentos em saneamento básico para melhorar a saúde pública no Espírito Santo e reduzir internações hospitalares, durante o 1º Fórum de Saneamento realizado em Vitória, nesta terça-feira (11), no auditório do Ministério Público do Estado, reunindo diversas autoridades e especialistas.
O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Saneamento (ABRASAN) em parceria com o MPES. De acordo com a organização do evento, o objetivo é promover uma discussão aprofundada sobre os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
“Falar de saneamento é falar de saúde pública. Uma rede de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto adequada previne doenças, parasitoses, infecções e até desidratação, reduzindo hospitalizações e aliviando o sistema de saúde”, disse Dr. Bruno Resende, ao abrir os trabalhos.
O deputado destacou a evolução do Espírito Santo no setor. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves e o IBGE, 84,3% dos domicílios do Estado são abastecidos pela rede geral de água, índice acima da média nacional. Mas existem desafios: cerca de 1,6 milhão de capixabas ainda não têm coleta de esgoto e 628 mil não têm água tratada.
“Me coloco à disposição para apoiar as políticas públicas que incentivem os investimentos no setor. O Estado já está indo bem e pode ter papel protagonista. Com planejamento, poderemos melhorar ainda mais os nossos indicadores”, afirmou Dr. Bruno.
O presidente da ABRASAN, Demétrius Gonzalez, observou: “Este Fórum representa um marco para o saneamento no Espírito Santo. É um convite à reflexão e à ação conjunta para construirmos sistemas mais eficientes, resilientes e sustentáveis, garantindo qualidade de vida e saúde pública para todos os cidadãos”.
O evento reúne especialistas, gestores públicos, profissionais do setor e membros da sociedade civil para troca de conhecimento, apresentação de inovações e debates de soluções que visam o fortalecimento e a modernização do setor de saneamento. A iniciativa é considerada fundamental para alinhar as práticas locais às diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento.
A abertura do evento contou também com a promotora de Justiça Sabrina Fajardo, da Coordenadoria Temática de Saneamento do Ministério Público do Estado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner, e a representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), Lígia Araújo.



![[Vídeo] Dorlei Fontão reassume Prefeitura de Kennedy nos braços do povo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/8197291d-11be-4652-b2f7-5d3eae1add09-350x250.jpg)
![[Anchieta] Renan Delfino recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu Presidente Destaque Nacional da UVB](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/e13633c0-ec62-4653-8eaf-1e38ad922a64-350x250.jpg)



