O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento das Enchentes na Região Sul, passou os últimos 3 dias percorrendo as cidades mais atingidas pela chuva na região, como Mimoso do Sul, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim.
Nas visitas aos locais atingidos, o deputado esteve com lideranças locais e com a população, ouvindo as demandas e viabilizando recursos junto ao governador Renato Casagrande e à Assembleia Legislativa.
“Acompanhamos de perto a dimensão das perdas e já estamos trabalhando pela limpeza e pela reconstrução das cidades. Vemos uma força do bem vindo de toda parte, do apoio de voluntários, de prefeituras vizinhas, do Estado. Estamos atuando para ampliar a força policial, a atenção médica e a saúde, com uma farmácia emergencial para distribuir medicamentos”, disse Dr. Bruno.
Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa já anunciou o repasse de R$ 17 milhões para o fundo da Defesa Civil, para apoiar as ações de resgate. Nesta segunda-feira, a Assembleia decidiu que vai encaminhar ao governo do Estado um documento assinado por todos os deputados com um conjunto de ações propostas para auxiliar as vítimas da tragédia.
Entre as medidas está a desburocratização do acesso ao crédito para as pessoas reconstruírem as suas vidas. Outra ação prevê o atendimento psicológico, para que as pessoas que perderam os bens e entes queridos possam contar com apoio para recomeçar.
Ação Conjunta
Em uma ação capitaneada pelo Legislativo Capixaba, em conjunto com Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, está sendo realizada uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da tragédia. A Assembleia será um dos pontos para receber doações.
Linha de Crédito
As ações do Estado preveem o Cartão Reconstrução, um benefício no valor de R$ 3 mil para a população, para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item que a família entenda como prioritário.
Já os empreendedores vão contar com linhas de financiamento especiais, além da prorrogação das operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses.
As medidas incluem isenção do ICMS nas operações internas, interestaduais e de importação de máquinas e equipamentos; parcelamento do ICMS devido em até 6 parcelas, sem juros e multas e autorização para manutenção do crédito referente à mercadoria que tiver perecido ou sido deteriorada pelas chuvas.
Com informações da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado