Após anos de persistência e diversas reuniões da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) junto ao Governo Federal, em Brasília, foi lançada na quarta-feira (19) a Pedra Fundamental do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Presidente Kennedy. Este será o 23º IFES e vai abranger uma microrregião que envolve outras sete cidades: Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Itapemirim e Marataízes.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do governador Renato Casagrande, do prefeito da cidade, Dorlei Fontão da Cruz, de membros da bancada capixaba e outras autoridades.
Em um discurso emocionado, Rose lembrou dos esforços para que este momento se tornasse realidade para atender a demanda da região. Momento que se potencializa com os investimentos previstos para o Porto Central. Ela acredita que a nova unidade do Ifes é uma porta para a atração de investimentos.
“É uma região em desenvolvimento, este é o polo (do Ifes) que vai desenvolver as outras cidades, as parcerias que vão surgir, a rede de serviços, as empresas que estarão nascendo ao redor dos grandes investimentos apoiados por uma escola técnica federal”, pontuou.
Ao ministro, Rose traduziu a satisfação da população local com o investimento e reforçou seu apoio enquanto líder do Orçamento no Congresso. “Ministro, o senhor está diante de um povo aguerrido, trabalhador e que esperava essa escola como se espera uma festa linda de Natal. Muito obrigada, conte comigo na Comissão de Orçamento, dentro do Congresso Nacional. Enquanto o senhor falar de educação e lutar por ela, estarei agarradinha com o senhor”.
Milton Ribeiro reconheceu o empenho da senadora capixaba em conjunto com a bancada federal para a criação do IFES de Presidente Kennedy. “Quero ter o prazer de assinar e organizar mais um campus aqui e hoje lançamos a Pedra Fundamental. Rose de Freitas, nossa senadora querida, é sempre uma alegria poder estar aqui. Presidente Kennedy, eu ainda quero voltar”, declarou o ministro.
O governador Renato Casagrande rememorou os prejuízos sofridos em decorrência da pandemia de Covid-19 ao exaltar o investimento em Presidente Kennedy. “Este ato é um exemplo claro de que a gente pode fazer cada vez mais pela educação. Um instituto federal em Presidente Kennedy é uma notícia gloriosa. Já temos mais de 20 unidades do IFES no Estado. Quero fazer um agradecimento à nossa senadora Rose de Freitas. É a única mulher nesse país a ser presidente da Comissão Mista de Orçamento por duas vezes. A Rose é uma lutadora, guerreira”, afirmou.
O reitor do IFES, Jadir Pela, também cumprimentou a senadora, a quem chamou de “mãe dos institutos”. “Rose é uma senadora que tem ajudado o Brasil e os institutos federais. Quero agradecer publicamente por tanto tempo que estamos nessa labuta e, agora, especialmente aqui em Presidente Kennedy”.
Já o prefeito Dorlei ressaltou a importância do IFES para o futuro da cidade e região. “É uma escola técnica federal que vai preparar os nossos jovens para o desenvolvimento do município. Agradeço de coração a minha querida senadora Rose de Freitas que é madrinha deste IFES. Foi a senhora quem começou, foi a guerreira que lutou para trazer esse IFES aqui hoje”.
Porto Central
O Porto Central, em Presidente Kennedy, foi um dos fatores fundamentais para a criação de uma nova unidade do IFES. O argumento foi utilizado pela senadora em todas as reuniões que manteve em Brasília para viabilizar a unidade. “O porto nesta região leva a um contexto de investimento e desenvolvimento tornando imprescindível uma escola para capacitar e formar mão de obra”, observou Rose.
O recurso para construir o Ifes de Presidente Kennedy é da prefeitura do município e, além deste, a senadora incluiu em suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada pelo Congresso, investimento para as unidades do Instituto nas cidades de Pedro Canário e Laranja da Terra.
“Estamos não só disseminando educação profissional de qualidade no Estado, como atendendo estudantes de municípios desassistidos de ensino técnico”, completou a senadora.
Promovendo educação profissional pública considerada de excelência, o IFES oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a 36 mil alunos.