O Carnaval já está aí e nesse período muitas pessoas extrapolam na bebida, na comida, na intensidade das festas e se esquecem dos cuidados com a alimentação, com o sol, com o exagero na bebida, entre outros descuidos.
Para evitar doenças e mal-estar durante e depois do Carnaval, o ortopedista da Rede Meridional, Rogerio Santorio Filho dá dicas de como se cuidar nesse período. Consumir alimentos para fortalecer o fígado, beber muita água, usar camisinha para se proteger das ISTs, passar protetor solar para evitar queimaduras e câncer de pele podem ser um diferencial para uma festa saudável.
Confira algumas dicas do especialista para aproveitar os dias de festa, preservando o corpo.
Beba bastante água
De acordo com Santorio, as bebidas alcoólicas são diuréticas e isso causa uma grande eliminação de líquidos, podendo provocar desidratação. Ela ocorre de forma mais rápida devido às temperaturas elevadas e pode levar a formação de cálculos urinários, as famosas pedras nos rins. As consequências da falta de ingestão de água não acontecem somente durante o Carnaval, mas também no futuro.
A ingestão de água vai ajudar a manter o corpo hidratado e isso garante o bom funcionamento do organismo. “Carregue consigo uma garrafinha com água e abasteça sempre que for possível. Para repor os minerais, também vale o consumo de água de coco, que é rica em vitaminas, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas que ajudam o corpo a funcionar melhor”, recomendou.
Para quem vai ingerir bebida alcóolica em excesso, uma dica do médico é intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água para diminuir os efeitos da ressaca.
Alimente-se bem
Balancear e variar a alimentação pode significar mais energia durante os dias de Carnaval, explicou o médico. Aposte nos carboidratos. Consuma pães, arroz, macarrão e batata nas refeições, antes das festas. “Não se esqueça das frutas e verduras, alimentos ricos em água e nutrientes que vão ajudar a manter o corpo nutrido e hidratado”, lembrou.
Alimentos com potássio também são recomendados, pois são ótimos para evitar cãibras durante o dia, promovendo uma maior qualidade energética para aproveitar a folia.
Use protetor solar
Os médicos recomendam evitar a exposição excessiva ao sol. Além de ressecar pele, cabelo e lábios, o exagero pode causar desidratação. “Use sempre filtro solar. O ideal é utilizar com pelo menos 30 minutos de antecedência e reaplicar no intervalo de duas horas. E não se esqueça do protetor de lábios”, recomendou Sartorio.
Para evitar queimaduras também é fundamental a utilização de proteção complementar, como o uso de óculos escuros, bonés e chapéus.
Cuidado com bebidas energéticas
Algumas bebidas energéticas possuem alto teor de cafeína, substância que causa insônia e compromete o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa. Sartorio explica que cafeína e bebida alcóolica pode ser uma mistura perigosa, se consumida em excesso, aumentando o risco de arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar sintomas de gastrite.
Cuidado com maquiagens
As maquiagens são muito usadas no Carnaval e muitas delas podem causar alergias e irritação, por isso é recomendável o uso de cosméticos de qualidade.
Os especialistas destacam que, em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele. E outro ponto de atenção é o uso de glitter, principalmente na área dos olhos. “Caso o produto caia nos olhos, é necessário limpar bem a região usando água, soro ou lubrificantes oculares. A retirada do produto é fundamental para evitar lesões. Coçar os olhos nessas situações pode causar danos, portanto, evite essa ação”, explicou.
Use camisinha
A camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. “Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. No carnaval não é diferente”, lembrou o médico.
Vale lembrar que as infecções sexualmente transmissíveis nem sempre provocam sintomas, portanto, não é possível saber se seu parceiro está ou não contaminado, sem a realização de exames. Então, o melhor é prevenir-se sempre.
Para as articulações e músculos, se alongar antes de cair na folia pode ser uma alternativa para evitar lesões já que no Carnaval o esforço é maior. O personal trainer, Douglas Duarte, explica que qualquer alongamento simples, principalmente nas regiões das pernas e das costas, 30 minutos antes de sair de casa para a folia, pode evitar lesões.
“Nessa época do Carnaval, as pessoas tendem a pular, dançar, curtir com mais intensidade e as que não fazem atividade física rotineiramente podem sentir alguns malefícios pelo corpo, que não está acostumado a tanto esforço físico, principalmente sofrendo distensões e edemas”, explicou.
Uma dica do especialista é começar a aproveitar o carnaval de forma gradativa. Ou seja, começar a se movimentar pouco a pouco antes de pular, correr e dançar é importante para evitar lesões. Dessa forma, o seu corpo compreende o que será exigido fisicamente dele ao longo do dia e se evita forçar agrupamento musculares que já estejam muito cansados.
De acordo com o personal, um exercício bom e que pode ser feito mesmo em casa ou antes de aproveitar a folia é o agachamento, mesmo livre e sem carga, pois contribui para que o folião aguente mais tempo se divertindo. “Isso porque essa atividade física melhora os níveis de resistência muscular das coxas, onde se encontra os principais músculos que fazem a sustentação do corpo quando ereto. Outras musculaturas importantes para a sustentação do corpo são: abdominal e lombar. Para estas, a prancha é um excelente exercício”, explicou o profissional.