Informações foram passadas pelo diretor-superintendente da concessionária de rodovias em reunião de comissão especial da Ales que acompanha o andamento das obras
As obras de duplicação na rodovia federal BR-101, no trecho entre Alfredo Chaves e o município de Anchieta-ES, devem estar concluídas até o final de 2022. Já no trecho que vai do último município até Iconha-ES, a expectativa é para início das obras em 2023. A informação foi dada pelo diretor-superintendente da Eco101, Júlio César Amorim, durante reunião da Comissão Especial de Fiscalização da Concessão da BR-101 nesta quarta-feira (6).
O diretor fez um relato das obras realizadas em 2021, tais como sistemas de instalações operacionais, serviços ao usuário, passarelas, sinalização, terraplanagem, duplicação, entre outras obras, de sul a norte. Quanto ao segmento norte da rodovia, a falta do licenciamento ambiental seria o motivo principal do atraso das obras, de acordo com a concessionária.
O dirigente da Eco101 foi chamado para prestar contas do andamento do cronograma de trabalho para 2022. A comissão é presidida pelo deputado Gandini (Cidadania). Ele explicou que a comissão tem cumprido papel de informar a população sobre o andamento das obras e esta reunião extraordinária foi para atualizar tais informações prestadas pela Eco101 e pelo Ibama.
Quem paga
Na visão do superintendente da concessionária, o capixaba não paga pelos trechos ainda não duplicados porque o contrato de concessão é com o governo federal e não com o Estado do Espírito Santo.
Entretanto, o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Amarílio Luiz Boni, afirmou que tem feito reuniões periodicamente com a empresa para monitoramento dos índices de acidentes que acontecem, principalmente nos trechos não duplicados no norte do estado. Acidentes com mortes que têm sido relatados pelos deputados que representam a região norte, como Freitas (PSB) e Marcos Garcia (Progressistas).
Obras atrasadas
Até Alfredo Chaves, de acordo com a informação do superintende, as obras já estão concluídas. Ainda este ano, deve ser concluído o trecho até Anchieta e, em 2023, iniciadas as obras no trecho Anchieta-Iconha (22 quilômetros) e incluindo os contornos de Fundão e Ibiraçu, completando 30 quilômetros.
Quanto ao segmento norte da rodovia, Amorim afirma que tem problemas do ponto de vista ambiental, a Lagoa Juparanã, de Florestas de Goitacazes, Reserva de Sooretama, Aeroporto de Linhares. E que da Serra até João Neiva, há uma “expectativa muito forte” de as obras serem iniciadas.
Amorim defende a não duplicação do trecho na reserva de Sooretama, No trecho Serra a João Neiva, já há uma licença prévia, o que quer dizer que do ponto de vista ambiental não há pendência, de acordo com o superintendente. Em abril, a ECO-101 vai pedir a licença de instalação para o início das obras.
Participaram da reunião também o analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Estado do Espírito Santo (Ibama/ES), Marcos Bruno Ferreira, o técnico de Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alexandre E. Silva.