A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, vai apoiar duas startups selecionadas no Programa de Empreendedorismo Industrial, promovido pela Federação Nacional das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do hub de inovação FindesLab, que teve como tema ‘Os Desafios das Grandes Empresas’. O anúncio foi feito pelo CEO da Companhia, João Marques da Cruz, e pela conselheira do Grupo EDP, Ana Paula Marques, após um pitch com as duas empresas.
As startups selecionadas foram a RoboticTech, que apresentou o projeto de uma solução de baixo custo para execução de recenseamento do parque de iluminação pública de maneira autônoma, com uso de inteligência artificial, e a TerraQ, que trouxe um projeto para identificação de trechos de rede de distribuição de média tensão, em zonas de mata, por meio de imagens de satélite.
Durante um ano, as empresas terão acesso a uma rede de mentores e especialistas para apoio na execução do projeto, além de acesso a um coworking e aos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional atuará junto às startups para concepção e desenvolvimento de protótipos.
“A EDP tem como missão liderar a transição energética e o caminho para este objetivo é a inovação, afinal a inovação de hoje é a sustentabilidade de amanhã. Daí o nosso interesse em apoiar as startups do Espírito Santo, um estado que tem papel central na estratégia da Companhia no País”, afirma João Marques da Cruz, presidente da EDP no Brasil.
“A EDP está fazendo uma grande aposta em inovação, que se materializa na aceleração de projetos internos, venture capital e parcerias externas. A colaboração entre inovadores internos e externos, como o ecossistema de startups, parceiros de negócios, clientes, instituições acadêmicas e órgãos reguladores, chamada de inovação aberta, é fundamental para encontrarmos e desenvolvermos as melhores soluções nas frentes de energias limpas, hidrogênio, redes inteligentes, armazenamento de energia, mobilidade, geração distribuída e descarbonização, áreas que o Grupo EDP considera prioritárias”, afirma Ana Paula Marques, conselheira do grupo EDP.
Sobre a EDP no Brasil – Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.