A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, lançou nesta quinta-feira (22) o Mapeamento Inovação Capixaba, um panorama do ecossistema de startups no Espírito Santo e que revela o potencial da região para o desenvolvimento tecnológico do país. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).
A pesquisa, realizada em parceria com a Sling Hub, visa não apenas mapear, mas fornecer insights sobre o panorama de startups no Espírito Santo, evidenciando oportunidades que ainda podem ser exploradas neste mercado. Além disso, tem como objetivo contribuir para uma maior interação entre empresas, investidores e instituições educacionais, ampliando a colaboração e o engajamento em torno da inovação no estado.
Segundo o mapeamento, o Espírito Santo contava, em 2023, com 134 startups, ficando em 13º lugar entre os estados brasileiros por quantidade de startups ativas. Em termos de aportes financeiros, as startups capixabas receberam investimentos que totalizam US$ 8,3 milhões no ano passado. Já a mediana dos investimentos recebidos pelas startups capixabas foi seis vezes maior se comparados com os aportes feitos em startups catarinenses. Os dados demonstram que, apesar de um recuo observado no mercado global de startups, no período analisado, o Espírito Santo teve um crescimento significativo nestes índices-chave, reforçando o desenvolvimento do ecossistema de inovação.
“Buscamos liderar a transição energética e ser 100% verde até 2030, e vemos a inovação como uma forma estratégica de chegarmos a esses objetivos. Esse mapeamento visa não apenas monitorar as startups capixabas e comparar a maturidade do estado com outros estados brasileiros, mas também contribuir com dados relevantes para acompanhar e fomentar o crescimento da inovação no Espírito Santo”, comenta Rafaella Fatureto, gestora de Inovação da EDP na América do Sul.
O Mapeamento Inovação Capixaba é uma ação complementar ao Mapeamento dos Habitats de Inovação do Ecossistema do Espírito Santo, lançado pela EDP em 2023 e que identifica os ambientes e mecanismos de inovação sediados no estado, seus modelos de negócio, características, categorias e localização, e ao Mapeamento das Startups, lançado em 2022.
As iniciativas fazem parte das ações da EDP para fomentar a inovação no estado, conforme compromisso assinado em 2022 com representantes do Governo do estado, instituições e academia para a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O compromisso tem como base três pilares: a contratação de startups capixabas, a busca por oportunidades de investimento em startups locais e a geração de talentos.
Investimentos em startups no ES
O investimento em startups capixabas é um dos pilares desse compromisso, e, desde então, a EDP tem avançado, fechando projetos inovadores com startups locais. A empresa já investiu cerca de R$ 450 mil em oito contratos com seis startups para o desenvolvimento de Provas de Conceito (POCs – de Proofs of Concept, em inglês) e iniciativas que contribuam para soluções inovadoras relacionadas a desafios do negócio.
Recentemente, a EDP assinou um contrato para o desenvolvimento de duas POCs com a Zaruc. O projeto tem como objetivo facilitar a leitura de medidores que apresentem alguma dificuldade de acesso, evitando erros e garantindo que as leituras sejam feitas de forma recorrente. Para isso, serão desenvolvidos dois tipos de dispositivos para a leitura: um via cabo de dados que se conecta diretamente com os medidores, e outro que utiliza telemetria, com envio de dados à distância via bluetooth. E houve, ainda, a contratação da Fluyd, uma startup com foco em educação, para atuar na capacitação de equipes da distribuição da EDP em ferramentas de cocriação de inovação.
Ano passado, a companhia já havia anunciado investimentos para o desenvolvimento de POCs com quatro startups capixabas: Devix (medição remota de clientes de média tensão), ECO55 (mensuração de processos de descarbonização e transição energética), Aevo (gestão da inovação) e WIS (soluções de aprendizagem).
Geração de talentos
Em relação à geração de talentos, um dos pilares da MCI, a EDP anunciou patrocínio à TecVitória, uma incubadora de startups, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação capixaba focando no público universitário. A iniciativa, chamada de Decolagem, quer estimular o pensamento inovador e o empreendedorismo por meio de encontros com os alunos.
O projeto foi iniciado em agosto. A EDP e a TecVitória estão levando aos alunos de diversas universidades um desafio relacionado à área de distribuição de energia. Depois, os alunos inscritos vão participar de uma oficina de cocriação e apresentar suas soluções.
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.