Professores, pedagogos e gestores de 21 escolas – das redes pública e privada – de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram na BRK nesta semana para conhecerem de perto a metodologia e todos os detalhes para o desenvolvimento do Programa Cuidar Mais neste ano. Os encontros tiveram a presença de 28 educadores, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEME), parceira da concessionária no projeto.
O coordenador pedagógico do Colégio Adventista de Cachoeiro de Itapemirim, Vinícius de Souza Olímpio, destacou que a instituição participará do programa pela primeira vez e que as atividades serão realizadas com alunos da educação infantil. “Recebemos o convite e tivemos uma feliz coincidência porque o tema central de trabalho com os alunos pequenos, neste ano letivo, será o fundo do mar, abordando questões como a importância do cuidado com a água e com os animais. É um tema que possui ligação direta com a proposta do Cuidar Mais”, avaliou.
Ele ressaltou que a seriedade do programa ficou clara na apresentação. “Com esse tipo de ação, a BRK vai além da distribuição de água e serviço de esgoto. Fica nítido o envolvimento da empresa com a parte pedagógica e o compromisso com a formação de cidadãos conscientes. Estamos com uma boa expectativa de engajamento por parte dos alunos e também das famílias”, disse Vinícius Olímpio.
Já Marcela Bergamachi Cei de Souza, gestora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Sandra Monteiro Vargas Piassi, comentou que a escola já participou do programa de sustentabilidade da BRK no passado e agora tem a oportunidade de retomar a parceria. “Já estamos esboçando as atividades e pensando lá no resultado final, inclusive. É um programa muito importante para as escolas, permitindo que trabalhemos um tema tão necessário como o meio ambiente de forma lúdica”, opinou a gestora.
Para Farides Vieira Flausino, gestora da EMEB Maria das Dores Pinheiro Amaral, o programa será uma rica experiência para os alunos, já que a comunidade está localizada na beira do Rio Itapemirim. “Essa conscientização sobre preservar a água e respeito ao meio ambiente precisa acontecer desde pequenos e alcançar os pais. Muitas dessas crianças veem a enchente do rio atingir as suas casas. É um ensinamento útil para a vida delas”, afirmou.
Ainda segundo a gestora, no ano passado, o programa beneficiou os alunos do ensino fundamental. “Agora, vamos envolver as crianças da educação infantil e estou muito feliz com isso. As crianças têm o poder de serem multiplicadores em suas famílias. Estamos com uma boa expectativa”, garantiu Farides.
A Coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho, explicou que uma vez feita a apresentação sobre o programa e o alinhamento com os educadores, as escolas estão prontas para desenvolverem as atividades. Na educação infantil, temas como saneamento, meio ambiente e sustentabilidade são levados para dentro das salas de aula. A fase seguinte é a Corrida do Saneamento, um jogo de tabuleiro, e a última etapa é a Mostra Cultural.
“Já a dinâmica do ensino fundamental é diferente. Os alunos formam grupos para produzirem um vídeo sobre boas práticas ambientais. Depois, as escolas escolhem os vídeos para serem exibidos em uma apresentação especial no fim do ano, quando realizamos o Cine BRK Sustentável”, adiantou Rosa Malena.