A coligação “Progresso com Justiça Social”, formada pelos partidos União Brasil, PSD, PDT e Democracia Cristã (DC), registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste domingo (15), as candidaturas de Aluizio Corrêa (União Brasil), para o cargo de prefeito, e Jadir Quinta (PSD), como candidato a vice-prefeito.
Aluizio substitui o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PSD), que vinha tendo problemas com a Justiça Eleitoral em função de sua candidatura esbarrar em pendências referentes à Certidão de “Quitação Eleitoral”. Sob risco de ter sua chapa anulada, Reginaldo optou por passar o bastão para Aluizio, também ex-prefeito do município e que até então era o vice da coligação.
No sábado à noite (14), os membros da coligação se reuniram, quando foi lavrada uma ata documentando as renúncias e a nova indicação, desta vez com Jadir Quinta para o cargo de vice-prefeito. A ata foi devidamente registrada e publicada no sistema DivulgaCand, que torna público o status dos registros de candidatura.
Entretanto, no sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até às 15h00 desta segunda-feira (16), a candidatura de Aluizio ainda estava em análise pelo colegiado. A expectativa é de que seu nome seja aprovado, uma vez que, como candidato a vice, na chapa de Reginaldo, teve o registro deferido. A candidatura de Jadir Quinta também será analisada.
Nesta segunda-feira (16) termina o prazo final para pedidos de substituição de candidaturas majoritárias e proporcionais, de acordo com o calendário eleitoral, exceto em casos de falecimento. Nesses casos, a substituição poderá ser feita em até 10 dias após o ocorrido ou após decisão judicial que motive a mudança.