A cidade de Anchieta vive momentos de tensão nos bastidores políticos. O vereador e até então pré-candidato a prefeito, Renato Lorencini, conhecido por suas críticas contundentes à atual administração, surpreendeu a todos ao desistir de sua pré-campanha.
Mais surpreendente ainda é a possibilidade de Lorencini, que recentemente deixou o União Brasil, se aliar como candidato a vice-prefeito de Léo Português (PSB), candidato da atual administração do município e até então um dos alvos de suas críticas.
Para o vereador Beto Caliman Quinteiro (Podemos), após Lorencini haver utilizado a tribuna da Câmara Municipal para denunciar diversos problemas na administração da cidade, vai ficar difícil desmentir para a população anchietense o que vinha dizendo.
Beto Caliman ainda argumenta que, ao abandonar a pré-candidatura e possivelmente se aliar aos antigos adversários políticos, Lorencini deixou o ambiente político local perplexo. Entre os mais afetados estariam o atual presidente do Legislativo Municipal, Renan Delfino (União) e o Vereador Prof. Robinho (União), que o apoiavam.
Ainda segundo o vereador, a reviravolta na trajetória de Lorencini levanta questões sobre sua integridade e verdadeiras intenções. “A população de Anchieta, que já enfrenta desafios significativos em áreas essenciais, como saúde e infraestrutura, agora observa com desconfiança estes movimentos nos bastidores políticos”, disse.
A decisão de Lorencini de se aliar aos antigos adversários pode ser vista tanto como uma estratégia política ou uma traição aos seus apoiadores. De qualquer forma, o destino eleitoral de Lorencini ainda é incerto.