Marcando o início de uma série de reuniões com lideranças de diversos setores sociais, o pré-candidato a prefeito de Cachoeiro, Diego Libardi (Republicanos), reuniu neste último sábado (6) representantes da área de esporte na cidade para um diálogo sobre o tema. O intuito foi de mapear as demandas e buscar soluções para compor o seu plano de governo.
Ao lado dos deputados Dr. Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Ferreira), Libardi discutiu sobre diversos assuntos do setor esportico local, como a construção e recuperação de áreas de lazer e quadras nos bairros, apoio a atletas amadores, incentivo ao futebol profissional, inclusão de pessoas com deficiência e de crianças autistas e com transtornos do neurodesenvolvimento, competições femininas, e a retomada da Vila Olímpica de Cachoeiro, entre outros.
Diego, que além de advogado é também professor de Educação Física, já atuou na secretaria de Esporte em Cachoeiro. Ele ouviu atentamente e registrou as demandas e questões levantadas.
Presente no evento, Adriano Mendes, o Maninho, que é árbitro da Federação Capixaba de Handball, levantou a questão dos jogos escolares. “Cachoeiro tem potencial demais, com atletas se destacando em todas as modalidades. É preciso ampliar este olhar para além do futebol, mas também handball, vôlei, basquete e outras modalidades que devem ser incentivadas nas escolas”, comentou.
Já a agente de endemias Maria Aparecida Pereira relatou a dificuldade de atendimento adequado no Cemurf (Centro Municipal de Reabilitação Física), que funciona no bairro Marbrasa, mas que, entre outros problemas, está com a piscina desativada, prejudicando os que precisam de tratamento de hidroterapia, por exemplo.
“A demanda por reabilitação em Cachoeiro é muito grande, tanto para os atletas como a população. Então, é preciso priorizar a melhora na estrutura do Cemurf, a recuperação da piscina e, até mesmo, pensar na construção de outro centro de reabilitação para atender a todos que precisam”, opinou Aparecida.
O pré-candidato reconheceu que são muitas demandas e problemas, mas lembrou de momentos em que a cidade manifestava todo seu potencial nos esportes.
“Cachoeiro tinha corrida de kart, sediava etapa brasileira de motocross, existia a rivalidade saudável no futebol, com o Estrela e o Cachoeiro. São tempos que, infelizmente, ficaram só na memória. Mas sabemos de todo potencial para resgatar essa cultura do esporte, das competições, do incentivo à atividade física na nossa cidade. E reuniões como esta agregam pessoas que tem este mesmo objetivo, que conhecem bem esta realidade e que querem dar sua contribuição para um projeto de transformação”, comentou.
Corpo a corpo
Ainda no sábado, Libardi esteve no bairro São Luiz Gonzaga, onde caminhou e visitou a Feira do Agricultor. No Paraíso, participou de um arraiá, assim como na comunidade de Santa Fé. O pré-candidato também marcou presença no lançamento de pré-candidatura de alguns vereadores de sua base.
Já no domingo, a agenda começou com a participação na corrida Desafio dos 4 Elementos, que reuniu muitos atletas no Centro de Cachoeiro. De lá, seguiu para encontros no bairro Caiçara, reuniões com apoiadores e visitas a igrejas.